Prefeitura homenageia Aloísio Campos pelo seu centenário

Agência Aracaju de Notícias
27/11/2014 14h33

Em homenagem ao centenário do nascimento de Aloísio Campos, na manhã desta quinta-feira, 27, foi realizada solenidade comemorativa com a participação de autoridades e dos familiares do homenageado no pátio do Centro Administrativo da Prefeitura de Aracaju, que recebe o nome do ex-prefeito. A iniciativa apoiada pela administração municipal foi uma realização da Semana Acadêmica da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

O vice-prefeito José Carlos Machado, representando o prefeito João Alves Filho, concedeu a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Serigy, post mortem, ao ex-gestor por seus relevantes serviços prestados ao Município de Aracaju e seu povo. Durante a cerimônia, foi descerrada a placa comemorativa e depositada um coroa de flores no busto em tributo a Aloísio Campos que fica na entrada do Centro Administrativo.

Considerado um homem à frente do seu tempo, o também professor José Aloísio de Campos, pensava no bem comum da população e,  por isso, foi vítima de muitas injustiças por não agradar alguns políticos da época e agir de forma técnica, sempre planejando o melhor para o povo aracajuano.

O vice-prefeito José Carlos Machado elogiou a forma de gerir de José Aloísio Campos, pois durante os dois anos que comandou a Prefeitura de Aracaju, ele planejava o futuro de um povo.

"Da história recente de Sergipe, talvez ele seja o mais ilustre dos sergipanos, já que era uma pessoa futurista e visionária. Um homem responsável por coisas importantíssimas para o desenvolvimento de Sergipe e principalmente de Aracaju. O professor Aloísio Campos fez escola, e ainda hoje se ouve de economistas, e daqueles que gostam da administração pública, referencias a sua pessoa. Já naquele tempo, o prefeito Aloísio Campos planejava suas ações enquanto representante do Município. Infelizmente, alguns gestores públicos da atualidade têm deixado de lado essa parte tão importante. Conceder essa homenagem ao ex-prefeito é um ato de justiça", garantiu Machado.

Foi durante a gestão do prefeito Aloísio Campos que instalou-se a Universidade Federal de Sergipe na Cidade de São Cristóvão. O reitor da UFS, Angelo Roberto Antoniolly, reverenciou o ex-prefeito da cidade.

"Seu maior feito não foi apenas ser reitor da UFS ou prefeito de Aracaju, foi ser um humano capaz de racionalizar o crescimento, pensando sempre no coletivo e nas políticas públicas voltadas a atender uma comunidade. Isso sim é muito maior que os cargos que ele ocupou. O professor Aloísio Campos tem que ser reverenciado pela sociedade e por todos os lugares onde esteve por causa do legado que deixou", explicou o reitor.

Emocionado com as homenagens, Marcelo Campos, filho de Aloísio Campos, falou sobre as oposições sofridas pelo pai na época e da importância do seu legado. "Para nós da família essa homenagem é um reconhecimento do mandato dele, que na época foi incompreendido. Os projetos implantados pelo meu pai só foram reconhecidos como essenciais posteriormente. Há muito tempo diversos prefeitos e outras autoridades renderam homenagens a ele, mas hoje, com essa medalha, é o coroamento desse trabalho e tem um significado muito especial. Estou muito emocionado e agradecido pelo gesto da atual administração", revelou.

Quem foi Aloísio Campos

Nascido em 29 de novembro de 1914 na cidade de Frei Paulo, José Aloísio de Campos formou-se economista e exerceu funções como o de Consultor Técnico da Secretaria da Fazenda; da Agricultura e Produção, além de secretário Executivo do Conselho do Desenvolvimento Econômico de Sergipe (CONDESE).

Prefeito do Município de Aracaju entre 1968 e 1970, Aloísio Campos foi nomeado pelo então governador Lourival Batista e provocou descontentamento de alguns na época, por ser considerado um homem técnico e que privilegiava as pessoas por suas competências e não por política.

O ex-prefeito ainda exerceu os cargos de Assessor do Ministério da Saúde, secretário de Estado do Planejamento e Reitor da Universidade Federal de Sergipe.