Prefeitura promove ações de combate à violência contra mulher

Agência Aracaju de Notícias
27/11/2014 17h45

Sem os direitos das mulheres, os direitos não são humanos. Atualmente, a luta não consiste somente na conquista de direitos, mas também na possibilidade de desempenhá-los.  Em uma ação intersetorializada e de grande complexidade, envolvendo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (Smtt) e Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas) além de outros órgãos e organismos sociais, que atuam direta e indiretamente junto às populações de maior vulnerabilidade, quanto ao pleno exercício dos seus direitos. É a Campanha dos 16 Dias de Ativismo, um evento que é uma mobilização nacional contra toda forma de preconceito, discriminação e opressão.

Em Aracaju, as atividades já iniciaram no dia 25 de novembro - declarado como o Dia Internacional de Não Violência Contra as Mulheres - e finalizará no dia 10 de dezembro - Dia Internacional dos Direitos Humanos. Ações acontecerão nas Unidades de Saúde da Família, e, também haverá a mobilização com agentes da guarda municipal e agentes de Trânsito, convocando os homens a abraçar a causa. Além disso, durante a tradicional caminhada pelo Dia Mundial de Luta contra a Aids a temática será abordada.

A Semdec em parceria com o Tribunal de Justiça e OAB já fizeram ato simbólicos em prol do ativismo. E os eventos estão com a presença de servidores dos diversos órgãos vinculados à mesma, tendo o público masculino como alvo, a fim de que os mesmos pudessem conhecer o teor da campanha e, assim, serem agentes multiplicadores, repercutindo na sociedade em que vivem a necessidade do respeito para com a mulher, nos mais diversos aspectos.

Na sede da SMS também houve distribuição de fitilhos e origamis, simbolizando a paz. E até o final da campanha está na sede da secretaria a exposição "Colorindo a Dor". O acervo de fotos foi cedido pela coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe.  As atividades foram promovidas através dos Programas de Saúde da Mulher, Coordenação de Promoção da Saúde e Núcleo de Prevenção e Acidente (Nupeva).

Dentro da programação está a campanha do Laço Branco, com iniciativa da Semdec, que nasceu no Canadá por iniciativa de homens que se insurgiram contra a realidade permeada de violência vivida por mulheres em todo o mundo e repercutida em mais de 150 países de forma simultânea, com um só clamor: o respeito à dignidade da mulher! 

Já a Semfas  realizou a primeira atividade do Projeto Mulheres em Ação, no Cras Santa Maria. Fazendo parte da campanha dos 16 Dias de Ativismo essa ação foi em conjunto com a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) e o Conselho Municipal  de Direitos da Mulher (CMDM).

Violência contra a mulher

A campanha é de esfera mundial, pois a violência contra a mulher ou violência de gênero acontece nas diversas classes sociais, idades, escolaridades, raças, orientação sexual ou religiosa, sendo uma das principais causas de adoecimento e sofrimento entre as mulheres. A violência ocorre na família, na comunidade ou local de trabalho e pode se expressar de diversas formas.

Violência Física: São socos, tapas, empurrões, beliscões, queimaduras, arranhões, fraturas ou agressões semelhantes. Violência Psicológica: O agressor controla as ações, comportamentos, crenças e decisões da mulher por meio da intimidação, ameaça ou humilhação. Violência Sexual: É toda ação que, com uso da força, intimidação, chantagem e ameaça, obriga uma pessoa a executar ato sexual contra a vontade.