Alunos da rede municipal vão ao Rio de Janeiro para o lançamento do livro Brasil das Crianças

Educação
27/11/2014 16h23

Num clima de muita alegria marcado pela descontração e expectativa, cinco alunos de cincos escolas diferentes da rede municipal de ensino de Aracaju, embarcaram para o Rio de Janeiro (RJ), na manhã desta quinta-feira, 27, acompanhadas das diretoras das unidades de ensino e da secretária Municipal da Educação, Marcia Valéria Lira Santana, para participarem do lançamento do livro "Brasil das Crianças" feito pela Fundação Xuxa Meneguel, na sexta-feira, 28. 

Os estudantes selecionados para o evento foram Paulo Hector Costa Barros, de 10 anos, da EMEF Elias Montalvão, Letícia Silva Almeida, de 10 anos, EMEF D. José Vicente Távora, Bruna Gabrielly Costa dos Santos, de 12 anos, EMEF Deputado Jaime Araújo, João Vitor Santos Andrade, de 13 anos, EMEF Juscelino Kubitschek, e Felipe Luís Silva Santos, de 11 anos, da EMEF Sérgio Francisco da Silva.

Na noite desta quinta-feira, às 19h, os alunos, professores e a secretária da Educação participarão de um Jantar de Boas Vindas. Na sexta, às 11h, acontece a visitação a Fundação Xuxa Meneguel, seguida do lançamento do livro "Brasil das Crianças", às 13h, e finalmente o coquetel, às 14h.

A secretária Marcia Valéria explicou que a rede pública de ensino de Aracaju foi a primeira do país a aderir aos programas da Fundação Xuxa Meneguel, que trabalhava apenas com escolas da rede particular. "A capital sergipana foi a primeira  e a que mais se envolveu com as causas e projetos da fundação em prol das crianças, por isso, durante o lançamento do livro vamos oferecer a Xuxa um diário com comentários e textos dos alunos como lembrança das ações do projeto aqui", afirmou.

Ela informou ainda, que a parceria do município com a fundação teve início em 2013, por intermédio da Editora Positivo, como uma proposta para a realização de trabalhos e de integração da Rede Mais Criança, que cria nos alunos um espírito de cidadania com conhecimentos do bairro onde eles residem e conservação da natureza. E neste sentido as escolas adotaram os livros do projeto.

Diretora da EMEF Elias Montalvão, a professora Antonielia Ribeiro disse que os estudantes selecionados para o lançamento do livro e para conhecer a Fundação Xuxa Meneguel participaram em suas escolas do Projeto de Sustentabilidade - uma parceria que conta com a Secretaria de Educação de Aracaju e a Editora Positivo,  realizando trabalhos que tiveram por tema central "A Teia da Vida", relacionando ecologia pessoal, social e planetária.

Expectativa dos alunos

Irismar Alves Costa Santos, mãe do aluno Paulo Hector Costa, do 5º ano, afirmou que essa visita dos estudantes à fundação é tudo novo, inclusive, no que diz respeito ao conhecimento. Na parte do estudo possibilitará um desenvolvimento  no sentido de acompanhar todo o trabalho e modo de ensinar. "Acredito que ajuda a abrir a mente das crianças para uma aprendizagem melhor, mais qualificada", avaliou.

A aluna Letícia Silva, que cursa o 5º ano, disse que estava muito ansiosa em conhecer não só a fundação e seus projetos na área da educação, mas também a própria fundadora da entidade, Xuxa, da qual confessou que é fã. Por sua vez, Bruna Gabrielly, do 6º ano, garantiu que ficou não só muito feliz, mas surpresa em ser selecionada. "Entre os estudantes da rede municipal eu me sinto uma privilegiada", enfatizou.