Escola Municipal Sérgio Francisco realiza projeto que incentiva uso permanente da biblioteca

Educação
27/11/2014 16h40

A leitura é uma recomendação expressa de todos os professores. Por meio do universo das letras é possível absorver conhecimento e explorar o mundo da imaginação, como é o caso da literatura que descreve, em detalhes, cenários, personagens e tramas através de uma estrutura narrativa. Dentro desse contexto a escola assume o papel fundamental de estimular e encontrar maneiras inteligentes de aproximar o aluno dos livros. Desde o início do mês de outubro, após uma análise sobre o comportamento dos estudantes, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Sérgio Francisco está realizando um trabalho de revitalização da biblioteca, com aumento do acervo e das atividades no ambiente.

"O melhor resultado de todo esse trabalho é o brilho no olhar do aluno", apontou a educadora Telma Santos da Silva, que é coordenadora da Biblioteca do Professor do Centro de Formação e Aperfeiçoamento e Formação Continuada (CEAF). Na tarde da última quarta-feira, 26, Telma apresentou para os alunos da Sérgio Francisco o projeto ‘Direito e Cidadania: o encontro com os personagens e escritores da literatura infantil e juvenil'. "Não podemos perder de vista a formação do leitor", disse a educadora, que durante horas conversou com crianças e exibiu vídeos e sugestões de leituras.

Para o professor de história Elias Araújo, que também é coordenador pedagógico na Escola Sérgio Francisco, o trabalho na biblioteca da unidade de ensino tem gerado resultados satisfatórios. "Sabemos que a prática de leitura e da escrita não é algo em curto prazo, porém nós já estamos conseguindo visualizar uma melhoria considerável no desempenho escolar e social das crianças e jovens", destacou Elias, responsável pela iniciativa.

"Estamos buscando novas maneiras de mostrar para o aluno sobre a importância de ler. Muitos delem já começaram a despertar para a realidade. Tanto que nos intervalos das aulas muitos acabam trocando informações sobre livros. Isso é motivador pra todos nós", acrescentou o professor. Ele disse ainda que a metodologia de trabalho busca incentivar o gosto pela leitura de maneira natural. "Tudo isso nos fazemos pensando no que realmente o aluno tem interesse. Deixamos sempre à vontade para a escolha de qualquer gênero literário", pontuou.

O incentivo pela leitura não acaba somente na ampliação e revitalização da biblioteca. "O acompanhamento é fundamental nesse processo. Temos professores de diversas disciplinas que estão engajados nessa iniciativa", disse Elias. "O aluno pode levar o livro pra casa. Na escola, no entanto, sempre fazemos leitura coletiva, enfatizando todas as características e perfis da literatura selecionada", revelou o coordenador pedagógico.

A diretora adjunta, Fabiana Araújo, não esconde a alegria em ver os alunos entrando e saindo da biblioteca. "Esse agora é um espaço bastante visitado pelos estudantes, que diariamente vasculham livros nas prateleiras. Difícil agora é manter a biblioteca arrumada diante de tanta procura", comemorou. "A ideia é manter esse projeto de forma permanente para aproximar a maior quantidade de alunos possível", acrescentou.

Iandro Rian, 12, aluno do 6° ano, é um dos usuários frequentes da biblioteca. "Aprendi a ler aos seis anos e agradeço a minha mãe porque ela me incentivou muito. Eu pedia pra brincar, mas ela só deixava quando terminava de ler alguma coisa", disse o jovem. "Gosto muito da biblioteca. Tem vários livros que posso escolher. Prefiro as aventuras como Peter Pan e Pequeno Príncipe. Os livros são bons porque eles relacionam as coisas do nosso imaginário", contou.