Fundat participa de ação alusiva ao Dia Internacional dos Direitos Humanos

Formação para o Trabalho
10/12/2014 17h58

Nesta quarta-feira, 10, comemora-se o Dia Internacional dos Direitos Humanos. E a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), juntamente com outros órgãos e secretarias municipais, participou do "Direitos Humanos Para Todos", evento realizado na Praça Fausto Cardoso e que teve o objetivo de informar aos cidadãos aracajuanos sobre seus direitos, bem como disponibilizar a eles serviços que promovam a cidadania.

Durante a ação, a Fundat proporcionou a expedição de Carteira de Trabalho, elaboração de currículos, orientação ao microempreendedor e divulgação dos cursos livres e profissionalizantes. De acordo com a assessora técnica da Fundat, Lourdes Felizardo, esta iniciativa desperta no cidadão o desejo de compreender e buscar aquilo que lhe é garantido por lei. "Esses direitos também passam pelo viés do trabalho, e a Fundat proporciona isso", explica Lourdes.

Desempregada há oito anos, a dona de casa Eloíza Alves, 47, foi ao encontro dos técnicos da Fundat e cadastrou seu currículo na área de Serviços Gerais. Para ela, esta é uma excelente oportunidade para voltar a trabalhar. "É ótimo, pelo menos abre porta de emprego para mim e para todo mundo", acredita Eloíza.

Direitos da Mulher

Nesta mesma data, também ocorreu o encerramento dos 16 dias de luta contra a violência à mulher, um movimento ativista iniciado no dia 25 de novembro. Em visita ao stand da Fundação, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Adélia Pessoa, ressaltou a importância de promover momentos voltados à temática humanitária. "É fundamental que as pessoas tenham uma mostra como esta, das ações de políticas públicas existentes em Aracaju", reforça Adélia.