Funcaju projeta site sobre informações culturais de Aracaju

Cultura
11/12/2014 15h35

A Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) realizou nesta quarta-feira, 10, uma reunião com as unidades vinculadas ao órgão. No encontro, realizado no Centro Cultural de Aracaju, foi debatido sobre o novo Sistema Municipal de Informações Culturais (SMIC).

Segundo a museóloga, Janaína Couvo, o Sistema é um site, que está em construção e deve ser lançado no início de 2015, com elementos sobre área cultural. "O SMIC trará informações sobre equipamentos culturais, bibliotecas, centros de pesquisas, produções e patrimônios culturais de Aracaju, além das festas e celebrações. O site contará com um campo para cadastramento, onde todos agentes culturais e artistas que atuam na capital poderão se inscrever", explica.

A ideia do site surgiu este ano, após a participação da presidente da Funcaju, Aglaé Fontes, na Oficina do Sistema Nacional de Indicadores Informações Culturais, em Brasília. "Percebemos a importância de realizar este cadastramento dos agentes culturais de Aracaju, pois há vários locais culturais pouco conhecidos. A principio planejamos um site que tem como objetivo ser um espaço cultural da capital. Nele, os turistas e sergipanos podem conhecer e se informar sobre museus, teatros, centros culturais. Ainda será um espaço de conhecimento sobre a história dos equipamentos culturais, além dos contatos e horários de funcionamento de cada estabelecimento", comenta Aglaé Fontes.

Ainda de acordo com Janaína Couvo, esse site vai dar subsidio para a elaboração do Plano Municipal de Cultura de Aracaju. "Com o levantamento produzido a partir do cadastro, a gente vai ter dados quantitativos sobre os artistas que atuam na capital e quais as áreas que precisam de incentivo. Esta etapa é fundamental para a produção do Plano Municipal de Cultura de Aracaju, pois teremos condições de elaborá-lo a partir das informações adquirida pelo Sistema Municipal de Informações Culturais", diz.

Para o diretor da Galeria de Artes Álvaro Santos, Luiz Adelmo, este site é de extrema importância. "Traz informações sobre nossos eventos culturais e a Galeria de Arte Álvaro Santos estará inserida neste espaço de conhecimento. Os aracajuanos e turistas poderão acessar e verificar que a Capital de Sergipe tem manifestações culturais e estão disponíveis a todos", comenta

Unidades presentes

Participaram da reunião, os coordenadores do Arquivo Público Cidade de Aracaju, das Bibliotecas Clodomir Silva e Ivone de Menezes, do Centro Cultural de Aracaju, da Escola de Artes Valdice Teles, da Galeria de Artes Álvaro Santos, do Mirante Praia 13 de Julho e do Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira.