Saúde de Aracaju estimula tratamento contra Esquistossomose

Saúde
15/12/2014 14h02

Entrega de exames para pessoas diagnosticadas com Esquistossomose seguida de orientações sobre a doença e início imediato do tratamento foram ações desenvolvidas no bairro Santa Maria pelo Centro de Controle de Zoonoses de Aracaju em parceria com equipes da Unidade de Saúde da Família (USF) Celso Daniel. A atividade aconteceu no sábado, 15, e é parte do planejamento em que a Saúde intensificará o combate em cinco bairros da capital entre Coqueiral, Jardim Centenário, Soledade, Santa Maria e Lamarão, sendo que nesses dois últimos bairros já foram identificados 91 e 12 casos da doença respectivamente.

Conforme a coordenadora do CCZ, Cristiane Remígio, a ação visa garantir que as pessoas fiquem atentas aos perigos da Esquistossomose. "Embora tratável e curável, é um doença perigosa e silenciosa. A esquistossomose, quando não tratada cedo, pode causar sequelas", explicou, reforçando que no SUS a doença é tratada com administração da dose única para o tratamento da verminose.

Cristiane ainda a intenção é identificar casos positivos da doença para iniciar o tratamento o mais rápido possível. “Dos casos confirmados da doença, foram tratados 21 pacientes no Celso Daniel e na USF Carlos Fernandes, os 12 pacientes com casos positivos também foram tratados. Para aqueles que não puderam comparecer no dia da ação, pode se tratar na rotina da sua unidade de saúde, basta levar o resultado do exame", disse.

 A ação atende à Portaria Nº 3097 do Ministério da Saúde que estimula municípios a criarem ações inovadoras do Programa de Vigilância e Controle da Esquistossomose. Para 2015, mais unidades de saúde serão contempladas no calendário de combate à Esquistossomose.

O CCZ, por meio do Programa Municipal de Controle da Esquistossomose, trabalha rotineiramente no combate à doença em todas as regiões da cidade. Além de coletar amostras para realização de exames, os agentes fazem tratamentos químicos em lagoas, riachos, regiões de alagamento ou em torno de residências onde são encontrados caramujos e moluscos que, após análise laboratorial, tenham sido identificados como transmissores.