Medida Certa muda a vida dos aracajuanos através da alimentação saudável

Saúde
16/12/2014 17h44

Na tarde desta terça-feira, 16, participantes do Programa Medida Certa encerraram três meses de muito aprendizado e reeducação alimentar. A ação, que aconteceu na Unidade de Saúde da Família Augusto Franco, faz parte do plano de trabalho do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) da Saúde de Aracaju e vem proporcionando qualidade de vida e bem-estar a dezenas de pessoas, sempre focando na eliminação de peso, totalmente através da alimentação correta.

Entre desintoxicação e dieta ortomolecular, passando pelo controle do peso semanalmente e adaptação de receitas para deixar o cardápio diário totalmente saudável, a equipe de nutrição do NASF vem contribuindo para que muitos aracajuanos emagreçam de forma correta.

"Introduzimos novos alimentos nas vidas dessas pessoas, apresentando os grãos, as farinhas de sementes e outras formas de comer corretamente. Frisamos que a eliminação do peso é algo que oscila de pessoa para pessoa, porém, o importante é a alimentação saudável. O Medida Certa é um trabalho social gratificante, onde todas as terças-feiras, durante três meses, acompanhamos cada pessoa avaliando seu Índice de Massa Corpórea(IMC) e possíveis mudanças em suas respectivas dietas. Cada pessoa tem uma avaliação única e isso conta no acompanhamento mais preciso", explicou a nutricionista do NASF, Gabriela Marsiglia. Participam ainda do Medida Certa, as farmacêuticas Nadja Melo e Marcela Lobo.

Como reflexo da mudança de comportamento no quesito alimentação, muitos usuários do Medida Certa acabam cortando de suas vidas o uso de medicamento para pressão alta, diabetes, etc. "Cada turma que finalizamos nos traz muita satisfação enquanto profissionais. Formamos elos que esperamos continuar mantendo após a conclusão desta turma. Em março de 2015 teremos novos alunos, já temos uma grande lista de espera, pois o Medida Certa  vem fazendo sucesso nos bairros por onde passa, mostrando que é possível ter uma vida saudável comendo muito bem", frisou a farmacêutica do NASF, Nadja Melo.

Durante o encerramento, foram presenteadas as alunas que mais se destacaram nesse período de eliminação de peso. Variando entre três e nove quilos perdidos cada uma, as integrantes desta quarta edição estavam eufóricas com os resultados.  Para celebrar a conclusão do programa em 2014, cada integrante recebeu também um manual de preparação de Ceia Natalina Light, com receitas e dicas para o preparo de comida saborosa e festiva.

"Participei de todas as atividades propostas pelo Medida Certa e eliminei nove quilos e duzentos gramas em três meses, de forma certa, sem uso de medicamento e me alimentando muito bem. O resultado é visível em meu corpo e faço questão de avisar as pessoas que eu conheço que os resultados são possíveis sim, basta força de vontade e dedicação", disse a participante Edilene Gomes Almeida do Nascimento.