Idosos do Orlando Dantas e Sol Nascente realizam festas de fim de ano

Assistência Social e Cidadania
17/12/2014 14h02

Após um ano intenso de atividades que visam contribuir para um processo de envelhecimento ativo e saudável, assegurando a existência de um espaço de modo a promover a convivência familiar e comunitária dos idosos, os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Jardim Esperança e Madre Tereza de Calcutá realizaram as confraternizações dos grupos de idosos do Orlando Dantas e do Sol Nascente, vinculados às unidades. Os eventos que ocorreram na segunda e na terça, 15 e 16, reuniram cerca de 200 idosos, tiveram o intuito de comemorar o nascimento de Jesus Cristo e proporcionar um momento de entretenimento para os idosos.

Orlando Dantas

Em 2014, o Grupo de idosos do Orlando Dantas completou dez anos de existência. O grupo, que é vinculado ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Jardim Esperança, festejou, na última segunda, 15, a chegada do fim de ano com diversas atividades, como amigo secreto, música, dança e oração. O evento ocorreu no salão paroquial da Igreja do Orlando Dantas.

Maria Amélia Façanha, fundadora do grupo, relembra que começou a reunir os idosos há 10 anos com a ajuda de um padre. "Eu sou natural de São Paulo e a minha vida lá era sempre na comunidade, principalmente na igreja. Lá já existia grupo de idosos. Quando cheguei a Aracaju me senti uma ave fora do ninho, mas aos poucos fui participando da igreja e me engajando nos grupos. Foi quando fundamos o grupo de idosos com a ajuda do saudoso padre Arnóbio", lembra Façanha, destacando que o grupo, atualmente, tem o apoio da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas) para desenvolver atividades, passeios e palestras. 

O grupo, que se reúne uma vez por semana, trabalha a espiritualidade, o entretenimento, a saúde e o bem-estar dos idosos. Nele, pessoas que estavam entregues à depressão passaram a vivenciar outra realidade. "Faz 10 anos que participo do grupo. Eu vivia muito isolada e sozinha. Morava em São Cristovão e não conhecia ninguém quando vim para cá. Comecei a participar e estou até hoje. Sou a mais velha do grupo", afirma Esterlina Cruz dos Santos, 93 anos.

Sol Nascente

Já na tarde da quarta, 16, o CRAS Madre Tereza de Calcutá realizou a festa de confraternização do Grupo de Idosos do Sol Nascente e Largo da Aparecida no salão da Paróquia Sagrada Família, localizado no conjunto Juscelino Kubitschek (JK), bairro Jabotiana.  Com música ao vivo, o evento se estendeu durante toda a tarde com sorteio de brindes, dança e lanche.  

A coordenadora do CRAS Madre Tereza, Simone Ribeiro, ressaltou que há uma mudança de vida nas idosas que participam do grupo. "Aqui é um grupo formado por pessoas que gostam de viver. Elas estão aqui com as amigas, rezam o terço, fazem atividades. Saem da rotina de cuidar de casa e de neto, por exemplo,", disse.

Participante do grupo, Gilsa dos Santos espera que 2015 seja um ano de muitos passeios e trabalhos manuais para o grupo. "Estar com elas é tudo na minha vida. Antes eu só vivia doente e sem ânimo para a vida. Participar do grupo é o meu remédio. Espero que 2015 seja um ano com bastantes passeios e atividades", declarou.