Semfas promove ceia de natal na Casa Acolher

Assistência Social e Cidadania
17/12/2014 14h24

Na noite da última terça, 16, a Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas) realizou uma ceia de natal para os 14 usuários da Casa de Passagem Acolher,  serviço de acolhimento institucional para pessoas em situação de rua. Uma missa celebrada pelo padre Farias abriu o evento, trazendo uma mensagem de esperança para os usuários do serviço. "Devemos esta noite agradecer a Deus pelo carinho que a prefeitura trata todos vocês neste serviço de acolhimento, tirando-os das ruas e dando uma nova oportunidade de vida", declarou o padre.

A coordenadora da Acolher, Karine Barbosa, afirmou que a festa teve como objetivo proporcionar um momento de reflexão para os usuários do serviço. "Muitos deles não têm vínculos familiares, então esse momento é para que eles se sintam mais acolhidos. É também para mostrar para eles que o serviço está disponível também como uma família e para que quando eles saírem daqui retornem às suas famílias ou construam uma", ressaltou Karine.  

Na oportunidade, a secretária Municipal da Família e da Assistência Social, Maria Selma Mesquita, destacou que a Semfas organizou o evento para que todos os usuários tivessem a ceia de natal e se sentissem acolhidos. "Foi tudo feito com carinho para que vocês tenham um natal com paz e esperança", declarou Selma Mesquita, aproveitando a ocasião para presenteá-los.

Além da secretária da Semfas, Maria Selma Mesquita, estiveram presentes na ceia a diretora de Assistência Social, Ângela Menezes; a assessora técnica , Josilda Monteiro; e a coordenadora de Proteção Social Especial, Paula Maynard.

Acolher

A casa de passagem Acolher é um serviço de acolhimento que integra a Proteção Social Especial de Alta Complexidade. No local, há oferta de atendimento integral que garanta condições de estadia, convívio e endereço de referência para acolher com privacidade pessoas em situação de rua e desabrigo, por abandono, migração, ausência de residência ou pessoas em trânsito e sem condições de autossustento.  

Com o objetivo de atender de forma qualificada e personalizada de modo a promover a construção conjunta com o usuário do processo de saída das ruas, a Casa oferece acolhimento provisório com características residenciais, respeitando as condições de respeito e dignidade de cada acolhido.