Natal no Centro movimenta o Centro Histórico de Aracaju

Agência Aracaju de Notícias
17/12/2014 22h59

O clima de Natal toma conta do centro comercial de Aracaju.  Nesta quarta-feira, 17, foi aberto no Centro Cultural de Aracaju, localizado na praça General Valadão o Natal no Centro,  que segue a proposta da Prefeitura Municipal, de revitalização do Centro Histórico da cidade, com uma programação, elaborada pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), com apresentações de corais, autos, grupos folclóricos, Gruta da Natividade, feirinha cultural e outras atrações que compõem o ciclo natalino.

A presidente da Funcaju, Aglaé Fontes, o natal tem que ser mostrado de acordo com a cultura de cada localidade e da perspectiva da cultura local de cada povo. "Eu acredito que o natal tem que ser mostrado com a cara que a cidade tem, que o estado tem, para que as pessoas  valorizem a sua cultura,  para que os velhos não se esqueçam e os jovens aprendam a preservá-la. É assim que a memória do povo sobrevive.  O Centro Cultural é a casa da memória, é a casa do conhecimento. Então criou-se a necessidade de mostrar esta nova proposta de um natal com a cara da cidade e valorizar aquilo que é nosso. Como pode-se observar, no nosso natal não tem rena, nem neve, nem Papai Noel, mas sim elementos da nossa cultura popular.  No lugar dos Reis Magos, colocamos  o Chefe Negro  do Lambe-Sujo, o Chefe Indígena dos Caboclinhos, o Comandante da Chegança. No lugar dos animais, está o Boi do Reisado e José e Maria são representados pelo caboclo Mateus e pela Dona Deusa, do Reisado, e claro, do próprio menino. Quando não nos reconhecemos a gente busca nos reconhecer na cultura dos outros ", complementa.

O vice-prefeito, José Carlos Machado, esteve presente na abertura do Natal no Centro, acha importante ações como esta para comemorar o natal. "É importante  festejarmos o Natal com apresentações da nossa cultura, com os corais, com nossos artistas  e preservar esta tradição de apresentar o natal para o povo. A prefeitura está de parabéns, e esperamos que todos possam vir e participar do Natal no Centro", comemora.

Outra atração á parte é a feirinha cultural, composta por artigos natalinos e outras mercadorias, feita pelas artesãs do Centro Cultural Chica Chaves da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho, Fundat, localizado na Orlinha do Bairro Industrial, e que estão a venda durante os festejos natalinos no Centro Cultural. Para a artesão Denise Santana Moreira esta é uma ótima oportunidade para divulgar o Chica Chaves, e vender suas mercadorias. " A Fundat nos convidou, e nos sentimos privilegiadas por representar o Chica Chaves aqui no Natal no Centro, vendendo almofadas, panos de prato, bordados, objetos de decoração e outras peças feitas por nós. E a gente vê que o público está aprovando nosso produtos e isso pra gente é bastante gratificante", diz a Denise.

O público que esteve presente nas apresentações da abertura do Natal no Centro, aprovou a iniciativa da prefeitura. "Eu fico emocionada ao ver as apresentações de natal, em particular dos corais. Eu já cantei em corais e acho importante preservar essa tradição durante o natal", diz a cuidadora de idosos Josefa dos Santos. Para a professora Antônia Iris, os espetáculos passam uma sensação de fraternidade. "É um momento único. A celebração do nascimento de Jesus, transmite as pessoas uma sensação de confraternização entre os amigos, os familiares e a todos que amamos, é um momento espiritual, que  propaga a paz que é tão importante para a humanidade", diz a professora.

O Natal no Centro segue sua programação até o dia 23 de dezembro. As apresentações se iniciam às 17 horas, no palco montado em frente ao Centro Cultural de Aracaju, na praça General Valadão, Centro Comercial de Aracaju.