CRAS Terezinha Meira e Madre Tereza celebram o Natal

Assistência Social e Cidadania
18/12/2014 10h08

Dezembro é um mês atípico para as unidades de Proteção Social Básica da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas). Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) reúnem a comunidade para promover festas de fim de ano. Na tarde da última quarta, 17, foi a vez dos CRAS Terezinha Meira (Veneza) e Madre Tereza de Calcutá (Jabotiana) celebrarem a chegada do Natal. Os eventos têm como intuito o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

Terezinha Meira

 Cerca de 60 pessoas que fazem parte dos grupos de convivências (crianças, adolescentes e idosos) do CRAS Terezinha Meira participaram de uma confraternização natalina ocorrida na unidade, na tarde da última quarta, 17. “Hoje, queremos fazer uma retrospectiva do ano de 2014 e mostrar que é muito importante que eles estejam aqui conosco participando das atividades e eventos”, afirmou a coordenadora do Terezinha, Nataly Martins.

De acordo com a coordenadora, 2014 foi um ano intenso de atividades no Terezinha Meira. Através da troca de informações, experiências, realização de cursos, palestras e atividades lúdicas, a equipe técnica buscou melhorar a qualidade de vida da comunidade, assegurando acesso aos direitos. “Fizemos vários eventos, bingos, oficinas de patchwork, caixa de presentes e material reciclado, palestras sobre saúde e transporte (com a participação da SMTT) e até educação física”, expôs Nataly Martins.

A comunidade foi a protagonista da festa. Os idosos apresentaram um coral natalino e os adolescentes que fazem parte do grupo de convivência proporcionaram uma tarde agradável ao público presente no evento por meio de uma apresentação musical. “A gente trabalha com harmonia, dança, música e capoeira no CRAS Terezinha Meira. São cerca de vinte meninos que estão conosco pela manhã e pela tarde. Aproveitamos que a música é um meio de inclusão social e tentamos inseri-la aqui para quebrar paradigmas e preconceitos e também tirar as crianças e os adolescentes da marginalidade”, ressaltou o educador social, Edilson Silva, que por ser músico profissional trouxe a atividade para a Unidade.

Madre Tereza de Calcutá

A equipe do CRAS Madre Tereza de Calcutá reuniu os grupos de convivência da unidade (crianças, adolescentes e idosos) na manhã e tarde da quarta, 17, para festejar o final de ano e incentivar a socialização e a convivência comunitária. O evento ocorreu na Unidade Socioeducativa (USE) Irmã Caridade, localizada no Aloc, bairro Jabotiana.

A festa ocorreu com apresentações musicais, danças e atividades lúdicas para trazer à comunidade um momento de entretenimento e celebração. Durante todo o ano de 2014, o Madre Tereza de Calcutá recebeu centenas de famílias na unidade, oportunizando o acesso às informações sobre os direitos e participação cidadã. A partir de trabalho em grupos ou coletivos, houve trocas de vivência, desenvolvendo o sentimento de pertencimento e identidade, fortalecendo vínculos familiares e incentivando a participação social.