Semfas realiza ceia natalina para acolhidos de Abrigos Municipais

Assistência Social e Cidadania
18/12/2014 12h11

A Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas) realizou uma ceia de Natal para as crianças e adolescentes dos abrigos municipais Caçula Barreto, Marinete Alves e Nova Vida. O evento aconteceu na noite da última quarta, 17, no salão de festas do Centro Social Urbano (CSU) Professor Gonçalo Rollemberg Leite, localizado na rua Alagoas, no bairro José Conrado de Araújo.

 Aguardada com expectativa pelos acolhidos, a festa foi aberta com uma missa realizada pelo Padre Farias que destacou  a importância do Natal  e do nascimento de Jesus Cristo, como também levou uma mensagem de amor fraterno às crianças e adolescentes. “Temos que amar Jesus Cristo e também amar aqueles que estão ao nosso lado no dia a dia. Cuidando de nós”, proferiu o padre.

Na oportunidade, cerca de 40 crianças e adolescentes receberam presentes que foram entregues pela Secretária Municipal da Família e da Assistência Social, Maria Selma Mesquita. A festa também teve música ao vivo, ceia de natal e dança, garantindo o entretenimento dos acolhidos.

Além da Secretária da Semfas, Selma Mesquita, prestigiaram o evento a diretora de Assistência Social, Ângela Menezes; a assessora técnica , Josilda Monteiro;  a coordenadora de Proteção Social Especial (PSE), Paula Maynard; a gerente de Serviços de Alta Complexidade, Vera Rabelo; e os coordenadores dos Abrigos Caçula, Marinete e Nova Vida, Sandra Angelo, Carla Cristina Gomes e Edilberto Rodrigues .

Expectativa

Segundo a coordenadora do Abrigo Caçula Barreto, Sandra Angelo, o mês de dezembro é aguardado durante todo o ano pelos meninos de 7 a 12 anos que estão acolhidos no Caçula. “Eles gostam da festa não só porque tem música e dança, mas também porque eles encontram os irmãos que, muitas vezes, estão em outros abrigos porque são de idade ou sexo diferentes”, disse.  

É o que acontece com o acolhido D.N.S, 10 anos, que está no abrigo Caçula mas tem dois irmãos que foram para o abrigo Nova Vida devido a idade. “Essa festa é boa porque vejo meus irmãos e a gente fica junto e também conversa”, revela.

O coordenador do abrigo Nova Vida que acolhe adolescentes até 17 anos e 11 meses (sexo masculino), Edilberto Souza Rodrigues, ressaltou que a confraternização entre os abrigos dá um caráter de unidade à festa. “A confraternização com essas três unidades de acolhimento proporciona momentos de interação, reencontro familiares e de amigos. Além de dar um caráter de unidade ao serviço”, afirmou Edilberto, ressaltando que, no ano de 2014, o trabalho técnico foi de realizações com reinserções familiares, aproveitamento escolar dos adolescentes e aproximação maior com as famílias dos acolhidos.