Vigilância Epidemiológica divulga ações realizadas em 2014

Saúde
18/12/2014 15h19

A Coordenação de Vigilância Epidemiológica de Aracaju, que faz parte da Diretoria de Vigilância em Saúde, realizou em 2014 diversas ações para melhorar a saúde dos aracajuanos. Algumas das principais atividades incluem campanhas de vacinação, intensificação de combate à dengue, treinamentos com profissionais de saúde sobre o diagnóstico da febre Chikungunya, além da realização de diversos “Dia D” aos sábados. Também foram desenvolvidas diversas  ações do Programa de DST/Aids, que realizou este ano mais de 6 mil testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites.

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Raulinna Gomes, em 2014 foram mobilizadas quatro campanhas de vacinação com realização de “Dia D” de vacinação. “Fizemos campanhas contra o HPV, Sarampo e Poliomelite tanto nas unidades de saúde como também aos sábados nos dois shoppings de Aracaju, através do Dia D. Além disso, realizamos a Campanha de Vacinação Antirrábica, onde mais de 30 mil cães e 10 mil gatos foram vacinados. Outra campanha que promovemos foi a Campanha contra a Hanseníase e nas escolas contra a Geohelmintíase, para combater verminoses nas crianças entre 5 e 14 anos”, explica a coordenadora.

O Programa de Controle da Dengue faz parte dessa coordenação e também realizou “Dia D” de combate à dengue pelos bairros com maior índice de infestação. De acordo com a coordenadora do programa, Taíse Cavalcante, essa ação foi uma força tarefa realizada pelos agentes de saúde para reduzir o índice de infestação do mosquito. “Mobilizamos os agentes e as comunidades nessas ações para combater o mosquito da dengue e orientar sobre a febre chikungunya. O bairro que mais demos atenção foi o Santa Maria, pois é o bairro considerado de alto risco. O Programa de Controle da Dengue recolheu cerca de 62 mil pneus para evitar a infestação da dengue e para explicar sobre o diagnóstico da febre chikungunya, realizou treinamentos com médicos, enfermeiros e profissionais das USFs, das UPAs e da rede privada”, diz.

Já o Programa de DST/Aids, realizou oficinas de Arte e Terapia com as cidadãs soropositivas e oficina sobre hepatites com os profissionais de salão de beleza e tatuagens. O programa adquiriu um veículo para realizar testes rápidos, o “CTA Itinerante” e também ofereceu diversos testes rápidos, sendo 2.014 testes de sífilis, 1.832 de hepatites e 2.162 testes de HIV.

Para a diretora de Vigilância em Saúde, Tereza Cristina Maynard, além dessas ações, outros projetos foram iniciados. “O Centro de Controle de Zoonozes (CCZ), este ano encaminhou projeto de reforma e realizou o Projeto de Controle contra a Esquistossomose, além disso, planejamos o Projeto Praças Limpas, para evitar a leptospirose. Outro projeto dessa coordenação foi sobre a busca ativa de novos casos de hanseníase em Aracaju”, afirma a diretora.