Saúde de Aracaju realizará curso de aplicação de inseticidas para Agentes de Endemias

Saúde
18/12/2014 17h24

O Programa Municipal de Controle da Dengue, visando qualificar e orientar ainda mais os agentes de endemias de Aracaju, realizará o “I Curso em Tecnologia de Aplicação de Inseticidas e Segurança no Trabalho para Agentes de Combate às Endemias”. O curso começará dia 30 de janeiro de 2015, com duração de dois meses e carga horária de 60h. Na tarde desta quinta-feira, 18, aconteceu a primeira reunião para explicar detalhes do curso aos Agentes. Serão 50 agentes, participando das aulas, que vão acontecer todas as sextas-feiras, sempre das 8h às 12h (para a turma da manhã) e das 13h às 17h (para a turma da tarde).

Segundo a coordenadora do Programa de Controle da Dengue, Taíse Cavalcante, é importante que os Agentes participem do curso para aperfeiçoar tudo o que eles já realizam diariamente quando aplicam os inseticidas. “O curso é composto por 40h de aulas teóricas e 20h de aulas práticas. É essencial que os agentes participem de todas as aulas para melhorar seus trabalhos de combate às endemias, ou seja, visamos capacitar os profissionais sobre as doenças de transmissão por insetos, roedores e moluscos que não é apenas a dengue, mas também a chikungunya, a leishmaniose, a leptospirose e também a esquistossomose”, explica.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Raullina Gomes, destacou que com esse curso, os Agentes farão parte da equipe de aplicadores de inseticidas de Aracaju. “Nessa reunião de hoje explicamos a importância desse curso para eles, que irão fazer parte da equipe de aplicadores e que ainda vão entender sobre a segurança no trabalho. Nosso objetivo é preparar os agentes, fazendo uma qualificação das ações desenvolvidas. E durante o ano de 2015 vamos realizar outras capacitações para que todos os agentes sejam preparados”, afirma.

Os professores do curso serão os técnicos da Saúde de Aracaju (SMS) e também técnicos do Ministério da Saúde (MS), que incluem médicos, enfermeiros e veterinários.