Alunas do curso de Salgadeiro pelo Pronatec participam de aula inaugural

Formação para o Trabalho
18/12/2014 18h33

O ano de 2015 já começará com a garantia de qualificação profissional para 50 aracajuanas. Isso porque, em janeiro, terão início duas turmas (manhã e tarde) do curso de Salgadeiro, viabilizado pelo Programa Mulheres Mil através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Com carga horária de 200h, o curso acontecerá no Centro de Inclusão Produtiva, localizado na Rua Alagoas, Bairro Siqueira Campos.

Nesta quinta-feira, 18, as alunas matriculadas participaram de uma aula inaugural, no intuito de conhecer as disciplinas que serão lecionadas e receber as primeiras orientações referentes ao curso. A viabilização das turmas foi promovida pela Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas), por meio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), e pelo Instituto Federal de Sergipe (IFS).

"A Fundat identificou a temática mais adequada para essa comunidade. E o IFS entrou com os professores, a equipe técnica, a elaboração do conteúdo e o acompanhamento das turmas", explica a supervisora do curso, Auxiliadora Moreira. Ela ressalta que, este ano, as turmas de Auxiliar de Cozinha e Agente de Informações Turísticas também foram ofertadas pelo IFS, em Aracaju, graças ao Pronatec/Mulheres Mil.

Fonte de renda

Essa é a oportunidade que Gilvânia Santos tanto esperava. Normalmente, é ela a responsável pelos salgados em festas de amigos e familiares. "Já trabalho com isso há três anos. Mas eu queria o certificado", garante Gilvânia, que, no turno da noite, trabalha como cuidadora de idosos. "Tenho o dia e a tarde livres para uma ocupação. Estou muito ansiosa", confessa.

Além da parte prática, a aprendizagem do curso envolve ainda noções de empreendedorismo e segurança no trabalho, assim como habilidades na conservação, higiene e manipulação dos alimentos. "Quero trabalhar nessa área. Sei o básico, e aqui vou melhorar o meu currículo. É um incentivo pra gente", afirma Maria Isabel Pereira, que também já fez, em 2013, o curso do Pronatec em Auxiliar de Cozinha.

Parceria

O Programa Mulheres Mil é uma iniciativa do Governo Federal que tem como objetivo oferecer as bases de uma política social de inclusão e gênero. Seu público-alvo atinge mulheres a partir de 16 anos, em situação de vulnerabilidade social. Embora já tenha seis anos de execução no estado de Sergipe, somente em 2014 o Programa Mulheres Mil aliou-se ao Pronatec, tendo o IFS como unidade de ensino ofertante dos cursos.