Cata Bagulho se torna um sucesso em 2014

Serviços Urbanos
22/12/2014 16h49

Todos os sábados, ao longo do segundo semestre, uma região da cidade recebeu o programa Cata Bagulho desenvolvido pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), com o intuito de recolher resíduos como pedaços de madeira, móveis velhos e eletrodomésticos grandes, que não podem ser levados pelos veículos convencionais que executam o serviço de coleta de lixo domiciliar. A iniciativa foi iniciada no início do mês de julho.

De acordo com o gerente de Limpeza Urbana, Roberto Gomes, a ação contribuiu com a redução de descarte irregular nas vias da cidade. "A nossa gerência têm estudado vários métodos para diminuir a prática de descarte irregular na capital e uma delas é o Cata Bagulho. Fazendo uma rápida análise da execução do programa, percebemos que a população aprovou e fez questão de colaborar. Ninguém gosta de acumular coisa velha em casa e a nossa intenção é evitar que esses objetos sejam descartados em lugares inapropriados", explicou o gerente.

A cada semana que antecedia a ação, agentes ambientais percorriam o bairro que iria receber o programa indo de porta em porta para informar sobre o dia e o horário do Cata Bagulho, assim como repassar orientações de como realizar o acondicionamento dos resíduos e os dias e horários de coleta de lixo domiciliar. A última região atendida e que encerrou as ações do programa em 2014 foi o bairro Aeroporto, onde foram recolhidas 10,34 toneladas de material orgânico e mais 1,22 toneladas de material reciclável que foram encaminhados à Cooperativa de reciclagem do Bairro Santa Maria (Coores).

"Nossa intenção é de não apenas manter a cidade cada vez mais limpa, mas também de promover bem-estar aos cidadãos, que muitas vezes não têm como descartar os entulhos que ocupam espaço desnecessário em suas casas. A ação complementa os serviços de limpeza e paisagismo executados pela Emsurb em todos os bairros de Aracaju e encerramos o programa neste ano com um saldo muito positivo", enfatizou Humberto Santana, diretor operacional.