Saúde de Aracaju celebra 15 anos do programa DST/Aids

Saúde
22/12/2014 18h03

Na tarde desta segunda-feira, 22, no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, a Saúde de Aracaju, aconteceu a comemoração dos 15 anos do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais. Na ocasião compareceram gerentes que participaram do programa no decorrer destes anos, Organizações Não-Governamentais que contribuem com a causa, profissionais da Rede de Saúde e usuários. O evento contou com a apresentação artísticas dos componentes do Sons no SUS e distribuição de medalhas de honra ao mérito pela luta na causa contra a doença.

"Participo do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais desde 2008 e atualmente estou como coordenadora municipal frisando que alcançamos muitos avanços na área. Ao longo destes 15 anos distribuímos 30 milhões de camisinhas em Aracaju e percebemos um aumento no número da conscientização do uso, porém também registramos um aumento no número de adolescentes infectados pela doença e isso nos faz continuar cada vez mais atuantes na luta contra a desinformação sobre a doença. Precisamos acabar com o preconceito com a doença e principalmente com a discriminação para com os doentes", pontuou a coordenadora, Débora Oliveira.

Atualmente, Aracaju apresenta 1.620 casos de pessoas com Aids e aproximadamente 1.900 pessoas convivendo com o HIV em tratamento com o uso do antirretrovirais. "Tivemos seis coordenadores ao longo destes anos que deram suas contribuições para a prevenção da doença. Tivemos avanços consideráveis no número de componentes da equipe e ganhamos até recentemente prêmio do Ministério da Saúde em reconhecimento ao nosso trabalho dentro do município de Aracaju. Hoje em dia disponibilizamos quantitativo de camisinhas suficiente em todas as Unidades de Saúde da Família e locais de atendimento médico na Rede Municipal. Isso é um avanço que precisa ser citado, pois as pessoas possuem mais alternativas para a proteção de forma gratuita", disse Mônica Rocha, gerente do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais que na ocasião representou a primeira coordenadora do Programa, Lígia Mara Dulce de Lemos.

O Programa Municipal de DST/Aids integra a Diretoria de Vigilância em Saúde de Aracaju e no mês de novembro recebeu, como forma de reforço, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) itinerante para auxilio nas ações em toda a capital. "Com este veículo conseguiremos atingir um maior número de pessoas. Aumentando nosso foco de ações na distribuição de camisinhas, insumos e panfletos. O CTA Itinerante já está funcionando e possivelmente nos próximos meses teremos um maior número de pessoas atendidas por nossos serviços", frisou a diretora de Vigilância em Saúde de Aracaju, Tereza Cristina Maynard.

Segundo o gerente do Programa Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais e médico da Rede Municipal, Almir Santana, esta data de celebração dos 15 anos do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais é muito importante, pois vem consolidar a importância da união entre todos os envolvidos no trabalho de combate e tratamento das doenças sexualmente transmissíveis em Sergipe.

"Quando percebemos que Aracaju tinha condições de agir com seus próprios pés nós trabalhamos para formatar o Programa Municipal. Incentivamos os primeiros coordenadores e os demais funcionários a se envolverem bastante nessa luta. Atualmente, Aracaju tem papel fundamental, pois é responsável pela assistência aos pacientes, servindo como referência para o restante do Estado", elogiou Almir Santana.