Vigilância Sanitária realizou mais de 5 mil inspeções em 2014

Saúde
23/12/2014 11h00

A Vigilância Sanitária de Aracaju (Covisa), que faz parte da Diretoria de Vigilância em Saúde, desenvolveu diversas ações em 2014, voltadas para o monitoramento do risco sanitário, associado ao comércio de produtos e à prestação de serviços relacionados à saúde da população aracajuana. As equipes da Covisa realizaram quase 5,2 mil inspeções sanitárias durante este ano.

Dentre as principais atividades estão as inspeções noturnas nas pizzarias e tendas de beiju e os projetos de fiscalizações nos bares da Orla da Atalaia, dentre outros realizados em estabelecimentos que trabalham com alimentação, a exemplo de supermercados. Também foram vistoriados diversos hospitais, clínicas, farmácias, indústrias de cosméticos e de produtos de limpeza, empresas de dedetização e desratização.  Além das 5.181 inspeções sanitárias realizadas em 2014, a Covisa também emitiu 1.362 licenças, fez a coleta de 726 amostras de água e analisou 201 projetos.

Segundo o coordenador da Vigilância Sanitária, Ávio Batalha de Britto, a Covisa participou ativamente de diversas inspeções, treinamentos e reuniões visando melhorar os ambientes que necessitam da fiscalização da Vigilância. "Fizemos treinamentos com os vendedores ambulantes de alimentos, investigamos surtos de Distúrbios Transmitidos por Alimentos - DTA, padronizamos as feiras livres e fizemos inspeções no Ceasa, para adequar o local de acordo com a Legislação Sanitária. Além disso, realizamos reuniões permanentes com o Ministério Público para discutir ações sanitárias", afirma o coordenador.

Ávio Britto explica ainda que a Covisa participou também do "Projeto MEI - Micro Empreendedor Individual" realizado pela Anvisa, além de desenvolver ações em parceria com outros órgãos. "Foram diversos projetos desenvolvidos junto com a Anvisa, Sesi, Sebrae, Conselhos de classe, Fundat, Emurb e Emsurb. Podemos citar a participação na elaboração do projeto do novo mercado do Augusto Franco, e a capacitação dos comerciantes do Mercado Central em ‘Boas Práticas de Higiene e Comércio' de produtos alimentícios".

Durante o ano, a Vigilância também realizou seminários de boas práticas com tatuadores e donos de salões de beleza, aplicou questionários sobre a qualidade dos mamógrafos, desenvolveu exposições teóricas para residentes da UNIT, e participou da equipe de retaguarda para a contingência do vírus Ebola.

A diretora de Vigilância em Saúde, Tereza Cristina Maynard, destaca a importância do serviço da Vigilância. "Esse ano, foram muitas ações desenvolvidas, uma delas que também merece destaque foi a colocação no site da Prefeitura de Aracaju da documentação necessária para aquisição da licença sanitária. Com esses documentos no site, a Vigilância facilitou muito o seu trabalho, pois as pessoas não precisam ir até a Covisa para saber quais os documentos que precisam levar", explicou a diretora.