Centro Pop encerra 2014 com mais de mil acolhimentos

Assistência Social e Cidadania
23/12/2014 16h47

O Centro de Referência Especializado para a população em situação de rua (Centro Pop) - unidade de referência da Proteção Social Especial de Média Complexidade da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas) - encerra 2014 com saldos positivos: foram realizados no equipamento social mais de mil acolhimentos com o intuito de promover a cidadania e a inclusão familiar e comunitária de seus usuários por meio de ações que visam o alcance da autonomia, estimulando a organização, a mobilização e a participação social.

Localizado na rua Itabaiana, o Centro Pop oferece serviços de Cadastro Único, abordagem social (que tem como intuito localizar as pessoas em situação de risco e sensibilizá-las para o direcionamento à unidade), higienização, garantia alimentar, encaminhamento para a retirada de documentação pessoal, endereço institucional de referência, encaminhamento para rede de serviços de acordo com as necessidades dos usuários (Saúde, Educação); encaminhamento para unidades de acolhimento institucional, dentre outros.

Segundo o coordenador do Centro Pop, César Gomes, o ano de 2014 será encerrado com saldo positivo para a unidade, já que, além de um número maior de acolhimentos, foram feitas parcerias com as Secretarias de Saúde e Educação. "Houve uma movimentação bem maior na unidade. Foram quase 400 novos acolhidos, além dos que já fazem parte da unidade. Fizemos parcerias com a Saúde e Educação também esse ano. Além disso, hoje ofertamos almoço e jantar em um restaurante popular para nossos usuários, ou seja, eles têm garantia alimentar", afirma Gomes, destacando que, atualmente, há quase mil e cem pessoas acolhidas no cadastro da unidade.  

Confraternizar

Para celebrar o ano de conquistas, a equipe do Centro Pop realizou uma confraternização para os seus usuários. Com o apoio da Semfas, a festividade aconteceu na manhã desta terça, 23, no salão da unidade. "Queríamos trazer para eles o simbolismo do natal, além de oferecer um lanche diferente, uma festa para eles. Por causa das chuvas vieram poucos, quase 40. Apesar disso, teremos uma pregação com a diácona da Igreja da Graça, Dora, um lanche e karaokê livre", revelou César.