Prefeitura concede desconto no pagamento IPTU 2015

Fazenda
06/01/2015 16h40

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) está ampliando as possibilidades de pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU). As facilidades vão desde descontos até parcelamento no valor cobrado pela taxa que incide sobre a propriedade imobiliária.

Segundo o secretário de comunicação, Carlos Batalha, a PMA dará desconto para o contribuinte que pagar o imposto em cota única. Ele ressalta que a condição para obter a redução maior no valor do IPTU é não possuir débitos de exercícios anteriores. "Quem efetuar o pagamento até o dia 5 de fevereiro em cota única e estiver em dias com o IPTU de anos anteriores, terá um desconto de 10%. Mesmo assim, quem possuir débito, a prefeitura estará concedendo um desconto de 5% no pagamento de cota única, também até 5 de fevereiro", salienta o secretário. É válido ressaltar que a depender do valor do IPTU a ser recolhido há ainda a alternativa de dividir o valor do imposto e efetuar o pagamento em até dez parcelas mensais, a depender do valor devido.

Além das facilidades no cumprimento do pagamento da taxa, a administração municipal também promoveu a valorização da propriedade imobiliária. Após duas décadas sem atualizar, o valor da planta do imóvel será alterado. A atualização média acumulada nesse período será de 15 a 18% e nenhum imóvel terá uma atualização maior do que 30%, que é o teto máximo. Sendo que não haverá aumento de alíquotas e quem é isento permanecerá isento. "Isso trará benefícios para cidade e para o próprio proprietário. Visto que a atualização é em cima da planta e não de eventuais benfeitorias que sejam feitas. O que significa dizer que na possibilidade de uma venda, claro que ele terá a valorização do seu imóvel", enfatiza Batalha.