Edição de verão da Marinete do Forró encanta turistas em Aracaju

Cultura e Turismo
08/01/2015 10h00

O verão 2015 em Aracaju acaba de receber mais uma atração turística. A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e do Turismo (Semict), e em parceria com a Viação Tropical e com o Sindicato do Guia de Turismo (Singtur), a edição de verão da Marinete do Forró, ônibus que resgata as antigas Jardineiras do início do século XX, que além de fazer parte das comemorações dos 15 anos desta atração turística na capital, também homenageia a cantora Clemilda.

O sanfoneiro Robertinho dos Oito Baixos, filho da homenageada e que desde a fundação da Marinete do Forró tem participado dos passeios que a atração vem fazendo ao longo dos anos na capital, se sente honrado em  fazer parte desta edição especial. "Para mim sempre foi uma grande satisfação participar da Marinete do Forró, ainda mais desta edição que homenageia uma pessoa que sempre lutou pelo folclore sergipano e brasileiro. E eu me sinto muito honrado, muito satisfeito de fazer parte disso. A Marinete já faz parte dos eventos turísticos da cidade e já estamos há 15 anos animando os passeios, tocando o autêntico forró pé de serra. O repertório é repleto de músicas conhecidas pelo público, que canta, dança e se anima ao ritmo do autêntico Forró. E quero agradecer ao prefeito João Alves e ao secretário Walker Carvalho pelo incentivo, pela homenagem está sendo feito a minha mãe, Clemilda", diz o músico emocionado.

Para o secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo, a Marinete do Forró é de extrema importância para o turismo em Aracaju. "Comemorando os quinze anos da Marinete do Forró, estamos com esta edição especial de verão, tendo como homenageada a cantora Clemilda, um dos maiores símbolos do forró nordestino e da música sergipana, para convidar o turista que vem durante o verão a Aracaju, para também atraí-los durante o período junino, em clima das festas de São João e São Pedro, levando essa animação pra dentro da marinete, tocando o forró, com um casal de quadrilheiros ensinando os turistas a dançar o forró, e atiçar nos turistas a vontade de voltar a cidade durante os festejos juninos.  A Marinete hoje já faz parte do turismo em Aracaju, uma parceria firmada com a Viação Tropical, do empresário Adierson Monteiro, e temos a satisfação de dar continuidade a esta atração que hoje é uma peça fundamental para os turistas na capital", ressalta o secretário.           

Já o secretário adjunto da Semict, Fábio Andrade, diz que a edição de verão da Marinete é mais uma oportunidade para atrair turistas em Aracaju. "É um pouco da exibição do que vai acontecer em Aracaju durante o período junino. A Marinete segue acompanhada com um trio pé de serra, um casal de dançarinos caracterizando as quadrilhas nordestinas, um guia turísticos dando informações dos trajetos, tudo isso para que o turista possa sentir o que acontece por aqui durante o São João", recomenda Fábio.

Os turistas que participaram do primeiro passeio da edição de verão da Marinete do Forró gostaram do que viram e se encantaram com as atrações que encontraram em Aracaju.  A turista mineira Renata Borja conta que ficou surpresa com a hospitalidade dos aracajuanos. "Não sabia muito sobre Aracaju, e gostei muito do que acabei encontrando por aqui. Um povo muito solícito, uma culinária fantástica e atrações como esta que encanta qualquer turista", diz Renata.

O casal sul-matrogrossense, Mirella Laca e Alessandro Ferreira, também compartilham das impressões da turista mineira e ressaltam que ficaram encantados com a cidade. " Um amigos nosso vieram aqui e nos indicaram a cidade. Estamos há oito dias em Aracaju e cada dia é uma nova surpresa. Vocês estão de parabéns, uma cidade encantadora, cheia de atrações turísticas e agora estamos curtindo muito o forró aqui na Marinete, diz Mirella. Quem também cantou e dançou na Marinete foi o casal Marcelo e Mara Andrade, eles moram em São Paulo e tinham acabado de chegar a Aracaju. "Tínhamos acabado de desembarcar de Maceió e fomos informados no hotel, da Marinete do Forró. Viemos conferir, e achamos a ideia e o forró maravilhosos", diz André.      

Os passeios são gratuitos e saem da Orla de Atalaia de quarta a sábado, durante este mês, com dois itinerários. De quarta a sexta a Jardineira sai às 14h do primeiro ponto de ônibus da Orla de Atalaia e segue até o final da Passarela do Caranguejo. Depois segue para o Mirante da 13 de Julho, Praças Tobias Barreto e Camerino, Centro de Artesanato Chica Chaves, Colina do Santo Antônio, Praça Olímpio Campos, Catedral metropolitana, Centro de Turismo e Museu de Artesanato Sergipano, voltando a Orla de Atalaia às 18h. Aos sábados o horário da saída é o mesmo 14h, seguindo para a Orla Pôr-doSol, o mais novo ponto turístico da capital, tendo como atrativo o projeto Pôr-do-Sol, com apresentações de Robertinho dos Oito Baixos e Valtinho do Acordeon, além de feirinha de artesanato e apresentações culturais.