João Alves continua ciclo de visitas a bairros de Aracaju

Agência Aracaju de Notícias
15/01/2015 17h07

As obras que beneficiam a população de Aracaju estão espalhadas por toda a capital e para acompanhar de perto o andamento dessas melhorias e outras que se fazem necessárias, o prefeito João Alves Filho juntamente com o vice-prefeito, José Carlos Machado e uma comitiva de secretários estiveram na manhã de hoje, 15, verificando em diversos bairros da periferia a situação de cada obra e conversando com a população.

A comitiva, capitaneada pelo prefeito de Aracaju, esteve nos bairros Industrial, Coqueiral, Soledade, Avenida Euclides Figueiredo e no loteamento Marivan, no bairro Santa Maria. Em todos esses locais a população recebeu explicações de como as benfeitorias estão sendo realizadas, como também foi aberto o diálogo com os moradores.

Bairro Industrial 

As obras do bairro Industrial são de responsabilidade do Governo do Estado e estão causando transtornos na população devido a demora na conclusão do sistema de drenagem. Na Avenida Tancredo Campos, mais conhecida como a antiga Bastos Coelho, a reclamação dos moradores foi bastante pertinente. 

Seu José Ferreira que reside no local há 55 anos reclama da demora na obra, bem como dos prejuízos financeiros que ela acarretou, já que o mesmo possui um pequeno comércio na localidade. "O prazo para a conclusão da obra já está se esgotando e o sistema de esgoto e drenagem ainda não foram concluídos. Fiquei muito satisfeito com a vinda do prefeito João Alves aqui na minha rua e agora sei que o problema de não termos uma rua calçada e digna não e da Prefeitura de Aracaju. A obra está praticamente parada".

Bairro Coqueiral

Após a visita ao Bairro Industrial, o prefeito de Aracaju juntamente com o secretariado visitou o bairro Coqueiral. Na rua Capela existe um grande espaço vazio, entregue pela antiga administração Municipal, onde deveria haver uma praça. O local está sendo utilizado por alguns moradores como depósito de entulhos e dejetos.

A comerciante Joice Kelly relatou que a Administração do antigo prefeito de Aracaju entregou o espaço completamente desestruturado. "Colocaram o ‘meio-fio' e colocaram a placa. Fizeram apenas isso. Mesmo com a limpeza do EMSURB, a população não para de colocar lixo nesse espaço provocando um odor desagradável. Agora, com a visita de João Alves aqui na rua tenho certeza que a coisa vai melhorar". A atual gestão encontrou a obra parada e com erros de projeto, e por isso precisou readequá-lo após estudos minuciosos.

Após conversa com os secretários, João Alves determinou que fosse construída uma praça para que os moradores da região tivessem uma vida mais digna. Além disso, a Unidade de Saúde também receberá uma atenção especial.

A Prefeitura está realizando no Coqueiral um conjunto de obras prometidas pelos últimos governos que inclui toda a infraestrutura, saneamento básico, implantação de drenagem, rede de esgotamento sanitário, iluminação e pavimentação nas quatro etapas residenciais do local. Com recursos da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) e Governo Federal, a obra está orçada em R$ 5,5 milhões, e beneficia mais de 15 ruas.

Soledade

Um dos locais que preocupa muito o prefeito da capital é o bairro Soledade, principalmente na região onde existia o antigo lixão de Aracaju. A Justiça determinou que a obra de benfeitoria que a Prefeitura de Aracaju estava realizando fosse paralisada, devido a existência de materiais no subsolo que provocam gases.

João Alves determinou que houvesse um estudo de sondagem do solo para saber se ainda existem gases provocados pelo aterramento do lixo que havia no local.  Somente apenas análise dos resultados é que as obras poderão continuar.

A dona de casa Rosimeire Santos Costa, já está recebendo auxílio moradia da Prefeitura de Aracaju e elogiou a iniciativa do prefeito em analisar in loco as problemáticas existentes no local.

"Moro há mais de sete anos na Soledade e minha casa caiu, mas a Prefeitura me amparou. Tenho certeza que com a visita do prefeito agora as coisas melhorarão", elogiou a moradora.

Sobre o canal existente na Soledade e que segue até o Santos Dumont, a PMA irá apresentar estudos à Adema, mostrando os investimentos que foram feitos até agora e o serviço não pode ser interrompido, sob pena de haver enchentes sérias. Logo após concluído, o canal, as ruas do Jardim Bahia, que ficam no entorno, serão pavimentadas.

Avenida Euclides Figueiredo

Uma das maiores queixas das pessoas que utilizam a Avenida Euclides Figueiredo é o constante engarrafamento. A região cresceu sem a estrutura necessária e, para sanar os problemas ocasionados pelo trânsito, a Prefeitura realizará obras de alargamento da pista. A previsão é que a construção seja iniciada sem a necessidade de desapropriação dos moradores. Haverá apenas o recuo de 89 casas, que a Prefeitura irá recuperar as fachadas.

O prefeito estudou a planta de como ficará o local com a ampliação e explicou aos moradores que residem margeando a pista como acontecerá obra. Os transtornos com o trânsito são intensos, como relata a diarista Acácia Batista, que demora mais de uma hora para chegar ao seu local de trabalho por causa dos engarrafamentos na Avenida.  

"Há cinco anos tenho uma grande dificuldade de ir ao trabalho porque tem muito engarrafamento. Com o alargamento da pista tenho certeza que melhorará bastante", disse. 

Bairro Santa Maria

Os moradores do loteamento Marivan no Santa Maria, já estão comemorando o início das obras de pavimentação dos 36 quilômetros do loteamento. A previsão é que a obra seja finalizada em junho desse ano findando os problemas de saneamento  e iluminação da região.