Emsurb apreende mais de 600 animais de grande porte nos últimos quatro meses

Serviços Urbanos
16/01/2015 14h29

A Prefeitura de Aracaju (PMA), através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) apreende animais diariamente na capital sergipana. A fim de evitar transtornos no trânsito e garantir a segurança da população, a Empresa recebe denúncias de animais abandonados assim como faz rondas diurnas e noturnas com o caminhão de apreensão.

Um acidente com um animal de grande porte causar até a morte, segundo Isael Freitas, coordenador do curral, onde bois, cavalos e outros bichos de grande porte ficam temporariamente. "Geralmente os animais encontrados são de proprietários de carroça e donos imprudentes que às vezes os abandonam na rua. Nosso trabalho é apreender e cuidar desses bichos", esclarece Isael.

O caminhão funciona 24h por dia, durante todos os dias da semana ininterruptamente. O coordenador conta como o trabalho de apreensão é desenvolvido. "Depois de resgatados, os animais passam por uma avaliação veterinária, alguns ficam de quarentena quando estão muitos machucados e fracos. Alguns não resistem e morrem", explica. Segundo dados da Emsurb, o número de mortes desses animais reduziu de 5% para zero nos últimos meses.

Apesar de todo o cuidado da empresa, os animais precisam ganhar um dono. De acordo com Isael, se em 15 dias o dono não procurar a empresa, o animal é doado para um novo proprietário. "Em um mês, nós capturamos em torno de 80 animais por mês, de setembro de 2014 até hoje, foram capturados 638, só aqui na capital. Os índices mais altos de captura se encontram na Zona de Expansão", aponta.

A população pode ajudar a Emsurb e denunciar o abandono de animais através de dois telefones: o diurno, através do número (79) 8802-1200 e o noturno, (79) 8802-2000.