EMEFs Carvalho Neto e Diomedes Santos encerram em conjunto o Projeto Verão do Saber

Educação
16/01/2015 14h40

Um sucesso. Assim foi avaliado o Projeto Verão do Saber promovido pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), que aconteceu nas escolas da rede. Um exemplo são as EMEFs Carvalho Neto e Diomedes Santos Silva, que em conjunto encerraram o projeto com um animado intercâmbio literário na manhã desta sexta-feira, 16.

O Projeto Verão do Saber, que aconteceu no período de 05 a 16 deste mês, é uma iniciativa da Semed, que por meio do Programa de Ensino Estruturado, organizou nas escolas da rede municipal um curso intensivo de reforço escolar voltado para preparar os alunos para superar as dificuldades em sua fase de alfabetização e letramento no ano subsequente.

Na verdade, o principal objetivo do projeto é justamente atrair os estudantes para o universo da leitura a partir da aplicação de oficinas de leitura, hora do conto, cantinho de leitura, jogos pedagógicos, atividades de incentivo à leitura e a produção escrita, bem como, exercícios envolvendo a alfabetização matemática.

A coordenadora do Programa de Ensino Estruturado, professora Tânia Vieira Leite, que prestigiou o encerramento do projeto na EMEF Carvalho Neto, considerou como positiva as atividades que foram desenvolvidas. "Os diretores e professores envolvidos nesta iniciativa estão de parabéns, pois cada criança alfabetizada reduz os índices de reprovação. Nossa missão é acima de tudo alfabetizar", destacou.

Tânia Leite salientou ainda, que o sucesso do projeto foi tanto, que muitas escolas já informaram que pretendem manter este tipo de reforço nas próximas férias dos alunos. "É claro que nossa meta foi atingida, que o projeto atingiu o objetivo esperado, vamos mantê-lo, mas nossa intenção é que a medida que as crianças forem sendo alfabetizadas, elas avancem e não haja mais a necessidade desta iniciativa", avaliou.

A coordenadora pedagógica da EMEF Carvalho Neto, Josiane Andrade Santos, também classificou o projeto como um sucesso, pois os alunos envolvidos realmente apresentaram avanços significativos no que diz respeito à leitura e escrita, meta do reforço. "Trabalhamos atividades vinculadas à leitura, jogos que envolviam também números. Enfim, a meta foi despertar o processo da leitura", observou.

A coordenadora pedagógica da EMEF Diomedes Santos, Inês Bodeker, também considerou como positivo o projeto de reforço escolar nas férias. "É uma iniciativa da Semed muito salutar, porque trabalhou aquilo que é nossa missão: a alfabetização das crianças e o gosto pela leitura. Tanto foi sucesso que tivemos uma média de 50 alunos participando desta iniciativa, que envolveu sete professores", atestou.