Teleconferência orienta técnicos dos CRAS sobre Paif

Assistência Social e Cidadania
16/01/2015 15h32

A Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas) reprisou a teleconferência sobre o Serviço de Proteção e Atendimento à Família (Paif) e o serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) realizada pelo Ministério Do Desenvolvimento Social e Combate à Fome no mês de dezembro. Psicólogos, assistentes sociais e técnicos que compõem a rede de Proteção Social Básica do município de Aracaju assistiram à reprise do programa na sala de reuniões do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, na quarta e quinta-feira desta semana.

Segundo a gerente do Paif, Elze Angélica Melo Barreto, a teleconferência não aconteceu ao vivo porque dezembro é um mês de diversos eventos e atividades na Semfas. "Esse programa é uma orientação do MDS, então achamos que seria interessante que todos os técnicos, psicólogos, assistentes sociais e coordenadores assistissem, já que os técnicos e dirigentes do MDS passam todas as orientações de como devem ser as ações do serviço", afirma a gerente, revelando que a reprise foi dividida em quatro momentos nos dias 13 e 14 de janeiro (manhã e tarde) a fim de que não houvesse paralisação nos serviços nos CRAS.  

A assistente social do CRAS Antônio Valença, Marciela Rocha, enalteceu o encontro.  "É importante uma teleconferência como essa para estarmos nos atualizando a partir do debate dos próprios técnicos do MDS. O debate do Paif não é tão recente e novo para as equipes do CRAS porque o executamos no dia a dia mas claro que novas sugestões de operacionalização são sempre importantes", disse.  

A teleconferência teve a participação dos seguintes representantes do MDS: coordenadora geral do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, Liliane Neves do Carmo; coordenadora geral substituta dos Serviços Socioassistenciais às Famílias, Márcia Pádua Viana; Paula Lima e Fabiane Borges, da coordenação geral dos Serviços Socioassistenciais às Famílias; coordenadora substituta do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Carolina de Souza Leal, e da técnica da coordenação geral do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Késsia Oliveira.

Paif

O Paif é a porta de entrada para os demais serviços disponibilizados nos Centros de Referência e de Assistência Social (CRAS). É um trabalho de caráter continuado que visa fortalecer a função de proteção das famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

Dentre os objetivos do Paif, destacam-se o fortalecimento da função protetiva da família; a prevenção da ruptura dos vínculos familiares e comunitários; a promoção de ganhos sociais e materiais às famílias; a promoção do acesso a benefícios, programas de transferência de renda e serviços socioassistenciais; e o apoio a famílias que possuem, dentre seus membros, indivíduos que necessitam de cuidados, por meio da promoção de espaços coletivos de escuta e troca de vivências familiares.