Aracaju terá duas unidades do Centro de Artes e Esportes Unificado

Assistência Social e Cidadania
16/01/2015 17h54

Na manhã desta sexta, 16, a Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas) - representada pela diretoria de habitação - participou de uma visita ao CEU, Centro De Artes e Esportes Unificado, do município de Nossa Senhora do Socorro. A visitação foi realizada após convite da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog) com o intuito de buscar mais informações sobre a gestão dos Centros que serão implantados em Aracaju nos bairros Olaria e 17 de Março.

De acordo com o Secretário Adjunto de Planejamento, Roberto Fontes Góes, o convite foi extensivo às demais Secretarias que estão envolvidas no projeto de implantação dos CEUs. "Reunimos todos para que pudéssemos ver de perto a experiência do município de Socorro que foi o primeiro a implantar o CEU em Sergipe. São duas obras de grande porte que serão feitas na gestão do prefeito João Alves Filho. Estas obras serão ocupadas pelo povo. Eles terão entretenimento e lazer, terão cinema, bibliotecas, esporte e várias outras ações integradas em um mesmo lugar", afirma.

Os CEUs integram num mesmo espaço programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e de inclusão digital, para promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras. Por meio da parceria entre o município de Aracaju e o Governo Federal, através do Ministério da Cultura, os CEUs da capital serão construídos e inaugurados até abril deste ano. 

Visita
 

Durante a visita ao CEU de Nossa Senhora do Socorro (intitulada Praça de Esporte e Cultura Pedro Rogério), localizado no Marcos Freire, representantes das Secretarias do município de Aracaju puderam ver que, em uma área de quase dois mil metros, encontram-se ações integradas que abrangem esporte, área de convivência, teatro, telecentro, biblioteca, sala multiuso, equipamentos de ginástica, além de abrigar o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do território. 

O diretor da praça, Antônio Santos, destacou que é importante que o CEU  de Socorro sirva não só de exemplo para Aracaju, mas também para que haja um intercâmbio de informações, uma soma de esforços a fim de que a experiência dê certo também na capital sergipana. "É muito importante que tenhamos esse intercâmbio de informações. O que o Centro precisa é que o povo o ocupe. Aqui funcionamos de domingo a domingo, desde a inauguração. Como eles nunca tiveram uma estrutura como essa, eles estão usufruindo e vendo que aqui é tudo deles", revela. 

Mobilização Social
 

A Semfas é a responsável pela mobilização social dos Centros que serão inaugurados no Olaria e no 17 de março. A gestão dos CEUs é compartilhada entre as prefeituras e a comunidade, a partir da formação de um grupo gestor que ficará encarregado de criar um Plano de Gestão para o uso e programação dos equipamentos. "Fizemos um mapeamento  para mobilizar as comunidades locais para que essa gestão dos Centros seja compartilhada", ressalta a diretora de habitação, Virgínia Rabelo.

A diretora destaca ainda que o mapeamento garante a participação social no processo de implantação dos CEUs, pois tem como foco a comunidade local e a sociedade civil organizada. Cada grupo gestor é composto por representantes do poder público, comunidade (moradores, lideranças, entidades) e sociedade civil. "Serão feitas seis oficinas para a mobilização social e a gestão nos CEUs. O objetivo é que o povo ocupe a área e perceba que o espaço não é da prefeitura, é deles", enfatiza Virgínia.