Obras no Marivan continuam em ritmo acelerado

Infraestrutura
20/01/2015 14h21

"Deus quer, o homem sonha, a obra nasce". As palavras do escritor português Fernando Pessoa sintetizam a importância da obra executada pela Prefeitura de Aracaju no conjunto Marivan, bairro Santa Maria, para os moradores daquele núcleo residencial. Assim que assumiu o Governo Municipal, o prefeito João Alves tomou como uma das prioridades a retomada das obras deixadas paralisadas e com problemas no projeto executivo. Engenheiro de formação, profundo estudioso e conhecedor da realidade da capital, além de se sensibilizar com as demandas das comunidades e bairros mais periféricos, João Alves não mediu esforços para encontrar a melhor saída a fim de reiniciar e dar celeridade às obras.

Quem visita o local já sente a diferença. As ruas do conjunto antes apresentavam desníveis, buracos e poças que quando chovia provocavam transtornos. A população também reclamava que a gestão anterior não investiu na infraestrutura e no saneamento do local, o que gerava surtos de doenças e infecções provocadas por insetos e animais transmissores de vírus e bactérias. Agora a realidade já é outra. As vias públicas do Marivan apresentam outra paisagem que indica o andamento e os benefícios resultantes da obra.

Orçada em mais de R$ 16 milhões de investimento graças a parceria da PMA com o Governo Federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2) a obra contempla mais de 50 ruas com rede de drenagem pluvial, esgotamentos sanitários, terraplanagem, pavimentação asfáltica e paralelepípedo, mudando de forma significativa a paisagem urbana e gerando mais condições de vida com saneamento, mobilidade e acesso a serviços básicos.

Nas últimas semanas, máquinas e profissionais vêm acelerando o andamento da obra, consolidando a infraestrutura de ruas e avenidas, resolvendo antigos problemas de alagamentos e criando condições necessárias para o bem-estar e saúde da população. A rede de drenagem já foi praticamente toda ela concluída e, em algumas ruas, os serviços já estão bastante adiantados na parte de pavimentação.

De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura, Luiz Durval Tavares, todo o processo que envolveu realização de vistorias,  elaboração de pareceres técnicos, diálogo com os órgãos financiadores e parceiras da PMA na obra, exigiu da gestão municipal muito empenho e responsabilidade. "Ao encontrar a obra com muitos problemas e a então empresa contratada desrespeitando as clausulas contratuais, fizemos uma verdadeira peregrinação para agilizar o reinício. Sem contar que, quando se trata de obras públicas, hoje as instituições que fiscalizam a aplicação dos recursos acabam por contribuir para maior transparência no uso do recurso, mas acabam deixando o caminho mais longo e burocrático. Fizemos tudo respeitando as leis e pensando no bem-estar do povo aracajuano", ressalta Luiz Durval.