Empreendedorismo é pauta de curso ofertado no CRAS Santa Maria

Assistência Social e Cidadania
20/01/2015 16h35

"Eu sonho em ter uma empresa de pintura para contratar funcionários e ser dono do meu próprio negócio", revela o pintor Gilvan Almeida. Gilvan é um dos muitos aracajuanos que têm o sonho de empreender. Morador do bairro Santa Maria, o pintor teve a oportunidade de fazer o curso ‘Transformando sua ideia em modelo de negócio' que aconteceu nesta terça, 20, no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Santa Maria.

Promovido pelo SEBRAE, em parceria com a Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas), o curso, com 12 horas de duração, faz parte de um projeto baseado no desenvolvimento econômico e territorial em regiões urbanas de baixa renda. "Analisamos vários bairros e identificamos que o Santa Maria tem uma população maior do que outras, muitas carências e, na parte de economia, percebemos que existia bastante informalidade", ressalta a coordenadora do Projeto de Desenvolvimento Econômico e Territorial do Bairro Santa Maria, Maria Anita Mendonça.

Segundo dados do SEBRAE, há 87 empresas formalizadas no Santa Maria, entre micro empreendedores individuais e micro empresas. "Um dos grandes gargalos aqui do bairro é a regularização fundiária, por isso muitos trabalham na informalidade. Além de muitos desejarem ampliar seus negócios. Então, queremos somar esforços para ajudá-los e mudar esta realidade. Temos parceiros como a Semfas que nos disponibiliza o CRAS como um ponto de apoio estratégico para o SEBRAE no bairro", revela Anita Mendonça.

Empreendedorismo

De acordo com a coordenadora do CRAS Santa Maria, Vera Carvalho, a comunidade tem recebido o Sebrae de maneira positiva. "O Sebrae já ofertou aqui no CRAS mais de cinco cursos para a comunidade.  Eles sempre convidam os micro empresários para aprenderem a se organizarem, a venderem mais, a comprarem bem dos fornecedores e atenderem bem ao cliente", conta Vera, destacando que o CRAS está de portas abertas para o Sebrae e para todos os benefícios que os cursos vêm trazendo aos comerciantes do bairro Santa Maria.  

O comerciante José da Silva que participou do curso trabalha no ramo da construção civil há mais de oito anos no bairro Santa Maria. "A partir desse curso penso em trazer mais benefícios para os meus clientes como colocar cartão de crédito para que eles possam parcelar as compras. Também pretendo ampliar meu negócio", aspira José.