Projeto de extensão com foco na capacitação de ambulantes recebe apoio da Fundat

Formação para o Trabalho
20/01/2015 18h22

Ações que visam promover a capacitação de feirantes e vendedores ambulantes recaem diretamente no dia a dia do restante da população. A aprendizagem, ao mesmo tempo em que reeduca o exercício rotineiro dos trabalhadores, também oferece a garantia de um produto de qualidade ao consumidor. Na tarde desta terça-feira, 20, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) deu início a uma nova parceria destinada a este setor.

Em visita à sede da Fundat, a Prof.ª Mestra Paula Ribeiro Buarque Feitosa, do Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Sergipe (UFS), apresentou um projeto de extensão aprovado no final do ano passado: "Aplicação das Boas Práticas de Manipulação de Alimentos em Ambulantes no Centro Comercial de Aracaju", do qual ela é coordenadora.

"Já conhecia o trabalho da Fundat e achei interessante buscar o contato. A universidade não pode ficar presa, o ensino precisa ir até o local em que ocorre a prática profissional", explica a professora, que recorreu à equipe da Fundação no intuito de definir e organizar os procedimentos necessários para que a qualificação alcance os vendedores. "Precisamos pensar na melhoria da vida dos ambulantes e na saúde da população", analisa Paula Ribeiro.

No encontro, a presidente da Fundat, Gláucia Guerra, enfatizou que a adesão de colaboradores interessados na profissionalização dos aracajuanos é sempre bem-vinda. "A gente fica muito feliz com essa parceria, principalmente por haver essa proposta de mapeamento, de um diagnóstico prévio das necessidades", garante Gláucia, ao ressaltar que a Vigilância Sanitária também estará envolvida. "É uma questão de saúde pública", avalia.

Segurança Alimentar

Em 2014, a Fundat encerrou o ano com 680 feirantes e vendedores ambulantes capacitados no curso de Implantação Orientada do Programa de Alimentos Seguros (PAS). O resultado foi fruto de uma parceria estabelecida com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Sergipe (Sebrae/SE), que convidou o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) para ser a instituição responsável por ministrar as aulas.