Vagas para o Projovem Urbano 2015 ainda são disponibilizadas

Educação
22/01/2015 08h12

Para os alunos que já estão matriculados no ProJovem Urbano 2015, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) informa que as aulas serão iniciadas no dia 23 de fevereiro. O programa, que é do Governo Federal, destina-se aos jovens alfabetizados na faixa etária dos 18 aos 29 anos de idade que não concluíram o Ensino Fundamental. O aluno que frequentar regularmente as aulas tem direito a um auxílio mensal no valor de R$ 100,00.

Além de incentivar o retorno aos estudos básico, o ProJovem Urbano oferece qualificação profissional. "O ProJovem urbano vem resgatar o aluno que não conclui o primeiro grau. Além de sair com o primeiro grau completo, ele também sai com uma formação profissional, que geralmente é iniciada pelo Senac. O programa dura um ano e seis meses, com aulas à noite", explica a coordenadora Pedagógica do ProJovem Urbano, Maria Madalena Menezes.

A Prefeitura de Aracaju iniciará o ProJovem em dois núcleos, com a meta de formar cerca de dois mil alunos. Toda a parte estrutural será garantida pela PMA, que disponibilizará ainda professoras formadas, chamadas de acolhedoras, para cuidar dos filhos dos alunos, caso não tenham com quem deixar. "Os alunos também recebem gratuitamente o material didático, merenda e transporte gratuitos para alguns bairros, a exemplo das unidades localizadas nos bairros, como para o núcleo José Carlos Teixeira, que fica localizado no Mosqueiro, e que tem muitos alunos que moram na Coroa do Meio, então o ônibus levam esses alunos até o núcleo, e os trazem de volta", ressalta a coordenadora.

Inscrições

As inscrições estão sendo encerradas, mas ainda há disponibilidades de vagas na Escola Freitas Brandão, localizada no bairro Suíssa, e na Escola Otília de Araujo Macedo, no Bairro 18 do Forte. "Para se inscrever é necessário a apresentação dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência e a declaração da série onde ele parou. Caso não detenha o documento de comprovação de grau de instrução, será realizada uma prova com este aluno, para que ele possa prosseguir com seus estudos", detalha Maria Madalena, dizendo ainda que "o aluno também pode ligar para o telefone do programa 3179-1538, para ser encaminhado para algum núcleo".