Moradores da Ponta da Asa I e II comemoram obras da Prefeitura

Infraestrutura
21/01/2015 14h41

"Para quem sofria com os alagamentos e a falta de saneamento, ver em tão pouco tempo esta transformação é algo para se comemorar bastante. Eu já havia perdido as esperanças de ver a implantação da rede esgoto, mas agora confio que nossas vidas vão melhorar", vibra a dona de casa Josefa Silva Carvalho, moradora há mais de dez anos da Ponta da Asa, no bairro Lamarão, que assiste uma grande ação da administração municipal.

A felicidade da comunidade tem motivos. A Prefeitura de Aracaju realiza uma das maiores obras já realizadas nas duas etapas do loteamento Ponta da Asa, que inclui a complementação da rede de esgoto sanitário e a criação de estações elevatórias das duas etapas do complexo residencial. Com investimentos que somam aproximadamente R$ 2 milhões, conveniados entre a PMA e o Governo do Estado, a obra foi iniciada há pouco mais de três meses e segue o cronograma previsto.

Estas realizações também são bem vistas pelo o pedreiro José Geraldo dos Santos, um dos primeiros moradores e conhecedor dos transtornos que os moradores sofriam no passado. "Moro aqui há mais de 30 anos, quando aqui era um sítio e tinha poucas casas, e sinceramente nunca vi uma obra tão importante para toda a população que mora aqui. Antes era lama na rua, os esgotos das casas eram jogados no mangue e não tinha saneamento. Hoje fico satisfeito em saber que depois de tanto tempo fomos atendidos", enfatiza José Geraldo.  

As obras estruturantes ficarão na história da área, mas também têm oportunizado a mão-de-obra local nos serviços básicos. Foi o que aconteceu com Wesley Pereira dos Santos, que além de morar na Ponta da Asa, foi contratado para trabalhar na empresa que executa a obra. "Eu já estava feliz em ver que minha rua iria melhorar com as obras, e agora que trabalho na obra fico mais feliz ainda. Vou contribuir para beneficiar o local onde moro", destaca o jovem. 

Os benefícios com a obra serão imediatos já que todo o esgoto produzido no local e jogado indevidamente na rede de drenagem será redirecionado para uma rede central de captação de todo os dejetos produzidos tanto na Ponta da Asa I, como na II. Outro ponto positivo será o destino dado a tudo que for produzido e captado pelas três estações localizadas nas duas comunidades será canalizado para a estação de tratamento situada já no município de Nossa Senhora do Socorro.  

Após finalizar todo o serviço na rede de esgotamento, a PMA reconstruirá o pavimento de todas as ruas que tiveram algum dano durante os serviços. Por conta do terreno íngreme do local e de aspectos geográficos peculiares, os serviços têm sido acompanhados por técnicos da Emurb e engenheiros da empresa contratada para executar a obra.