Cursos do Programa Mulheres Mil incentivam busca por carreira profissional

Formação para o Trabalho
21/01/2015 13h49

Desde o início de 2014, o Programa Mulheres Mil, do Governo Federal, tem promovido o acesso à educação, emprego e renda através dos cursos profissionalizantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec). Esta semana, chegaram ao fim duas turmas que estavam em andamento desde o último semestre: Agente de Informações Turísticas e Auxiliar de Cozinha, ministrados na capital pelo Instituto Federal de Sergipe (IFS), graças a uma parceria firmada com a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat).

A instrutora do curso de Agente de Informações Turísticas, Daniela Rocha, relata que, na primeira parte do curso, as alunas tiveram aulas de inglês e informática. Em seguida, adentraram na parte mais específica da temática. "Elas aprenderam sobre técnicas e teorias de turismo, meio ambiente, agenciamento, guiamento, empreendimento, transportes turísticos e relações interpessoais", explica a instrutora.

A vendedora Rejane Mota, de 37 anos, optou pelo segmento turístico por ter facilidade em se comunicar com as pessoas, bem como para agregar mais conhecimento ao currículo. "Foi excelente e bem proveitoso. Descobri coisas que eu não imaginava que existissem", diz Rejane, que, após o curso, já pensa em seguir e ampliar seu conhecimento na área.

Novos desafios

Para a professora do curso de Auxiliar de Cozinha, Sueli Correa, ficou nítido o empenho da turma em aprender. Ela considera que esta foi a oportunidade que as alunas precisavam para seguir na profissão, além de um estímulo para que se tornem empreendedoras no ramo. "Elas puderam aprender sobre higiene e segurança de alimentos, bases culinárias e noções de cortes, caldos e molhos para incrementar na culinária", detalha Sueli.

A aluna Solange Cruz, de 21 anos, é apaixonada por culinária devido à influência da mãe dela, que desde cedo a ensinou a cozinhar. "Eu não sabia da existência de várias bactérias nos alimentos e dos vários tipos de cortes", conta Solange, que sonha em abrir um restaurante. Por outro lado, a concluinte Jucimara Lima, que já trabalha no ramo alimentício confeccionando por encomenda, agora almeja abrir um buffet. "Aprimorei os meus conhecimentos e isso vai me ajudar no meu trabalho", garante Jucimara.