Prossegue o período de matrículas de novos alunos na rede municipal de ensino de Aracaju

Educação
21/01/2015 16h46

Continua grande a procura de novos alunos por matrículas nas escolas da rede municipal de ensino de Aracaju. Apesar da grande demanda, em função dos alunos de cada unidade já terem confirmado e renovado suas matriculas, aqueles estudantes que decidiram ingressar na rede municipal e não encontraram vagas em qualquer unidade da rede, os pais devem ficar tranquilos, pois vai para o cadastro reserva e serão transportados em ônibus para uma unidade sem custo para os pais.  

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Santa Rita de Cássia, a diretora adjunta Josefa da Silva Costa garantiu que a procura pela renovação da matrícula de quem já estuda na unidade, mas também de novos estudantes tem sido muito grande.

Para se ter uma ideia, ela disse que as vagas do 1º ao 9º anos já estão praticamente preenchidas. Restam apenas algumas para o 2º, 3º, 5º e 6º. Entretanto, para o primeiro período, que se destina as crianças de 4 anos de idade, a quantidade de vagas disponíveis ainda é considerável. "A procura é grande, porque os pais insistem em manter seus filhos aqui", enfatizou.

Já em outra EMEF da rede, Thétis Nunes, a diretora da unidade, Fabianne Passos Pina Oliveira, afirmou que as matrículas de novos alunos superaram as expectativas. Entretanto, ela garantiu que ainda existem vagas disponíveis no Ensino Fundamental, do 1º ao 9º anos.

Natural da Bahia, Francisco Severo Santana Filho era um dos pais que se encontrava na escola na manhã desta quarta-feira (21) para matrícula seu filho de 10 anos de idade. "Estou morando aqui em Aracaju, no Bairro América, e não tive problema nenhum para encontrar vaga para meu filho", garantiu.

Também nas Escolas Municipais de Ensino Infantil, como a Joaquim Cardoso de Araújo, tem sido grande a procura por novas vagas para o ano letivo de 2015. A diretora Flávia Hermínia Costa Alves disse que as turmas para os alunos de 5 anos de idade já estão encerradas.

Mas existem ainda ofertas para as turmas de 5 anos no período da manhã, bem como para as turmas de 4 anos tanto no período da manhã quanto no da tarde. "O processo de matrículas prosseguem normalmente. O grande movimento e presença dos pais na escola foi logo no início", concluiu Flávia Hermínia.

Documentos exigidos para matrícula

A documentação exigida para a matrícula é a seguinte: Educação Infantil - cópia da Certidão de Nascimento e apresentação do original para a devida conferência; cópia do Comprovante de Saúde em que conste estar à criança em dia com a vacinação; e duas fotos 3x4.

Para a matrícula no Ensino Fundamental os documentos exigidos são cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento, quando couber, e apresentação do original para a devida conferência; duas fotos 3x4; e guia de transferência original, salvo na hipótese da matrícula inicial.