CRAS: oficinas pedagógicas capacitam educadores sociais

Assistência Social e Cidadania
22/01/2015 10h21

A Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas) realizará, até o final do mês de abril do corrente ano, capacitações técnicas com os servidores que atuam nos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), localizados no município de Aracaju. A iniciativa tem, a princípio, o foco nos educadores sociais que desenvolvem ações lúdicas e recreativas em grupos de idosos, adolescentes e crianças a fim de contribuírem para o fortalecimento das relações familiares e comunitárias de seus componentes.

De acordo com a gerente do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos da Semfas, Luciana Cavalcante de Oliveira, cerca de 60 educadores sociais serão capacitados. “Iniciamos em outubro um novo trabalho com os educadores. Abordamos em reuniões temas sobre o compartilhamento de ideias e experiências para a melhoria do serviço e também trabalhamos temas como relações interpessoais. Em dezembro, iniciamos oficinas onde pedagogos ensinam a confeccionar peças com EVA, Origami, dentre outros. Estas capacitações ocorrerão em todos os CRAS até o final de abril”, destaca Luciana.

Oficinas

Com o intuito de colaborar para o desenvolvimento do potencial pleno de cada indivíduo, as oficinas pretendem trabalhar a observação, a persistência, a concentração, a atenção, a autoconfiança, o esforço pessoal, a coordenação motora e a criatividade de crianças, adolescentes e idosos. “Trabalho com isso há mais de dez anos e quero passar para eles o trabalho com arte em papel. Focamos nas datas comemorativas. Pretendo fazer estas oficinas em breve com outros funcionários dos CRAS também”, revela a pedagoga, Adriane Gomes.

Para a educadora Andreia Conceição Almeida, a capacitação traz mais uma opção de atividade para o dia a dia no CRAS. “Essa oficina traz mais uma opção para nós. Além disso, também serve como terapia para os usuários que costumam ter uma vida agitada. Aqui eles vão desenvolver habilidades fazendo esses trabalhos manuais e também poderão relaxar”, afirma Andreia.

A educadora Mônica Evelyn também aprovou a iniciativa e destacou que os educandos solicitam atividades com trabalhos manuais. “É importante que nós, educadores, possamos nos reciclar e aprender coisas novas. Até porque nosso público gosta de trabalhos manuais, pois se envolvem mais nas atividades e ficam mais concentrados”, conta.

As oficinas tiveram início no mês de dezembro no CRAS Santa Maria e seguem capacitando educadores até o final do mês de abril, abarcando todos os CRAS da capital sergipana.