SMTT regulamenta preferencial na rotatória da Sílvio Teixeira

Transporte e Trânsito
22/01/2015 13h52

Na madrugada desta quinta-feira, 15, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania, implantou nova sinalização viária horizontal e vertical na rotatória das avenidas Sílvio Teixeira, Oviêdo Teixeira e Jornalista Santos Santana. A medida regulamenta a preferência no cruzamento para quem está na rotatória, proporcionando segurança aos condutores.

A equipe da sinalização de trânsito da SMTT fez a pintura de linhas e símbolos de ‘dê a preferência’ no pavimento, complementando as informações regimentadas pelas placas de preferência e indicação de rotatória, também instaladas no mesmo momento. Ao todo, foram utilizadas mais de dez placas de sinalização.

Para os condutores que transitavam pelas avenidas, a mudança já era clara nas primeiras horas após a instalação das placas. O motociclista Reginaldo da Conceição comentou que já seguia a preferencial e que agora ficará ainda melhor. “Eu já sabia que segundo o Código a preferencial é de quem está na rotatória, mas a preferência aqui estava sendo de quem vinha pela via. Quem estava na rotatória sempre aguardava para passar. Acredito que agora pode melhorar o fluxo porque vai cumprir o que o Código de Trânsito manda”, salientou.

No local, o agente de trânsito Ferreira, orientava aos condutores a olharem as placas com a nova regulamentação. “A sinalização anterior era regulamentada para dar mais fluidez aos veículos que trafegavam pela Sílvio Teixeira e Jornalista Santos Santana. Agora, passa a ser o que prevê o Código. Durante 15 dias estaremos orientando e posteriormente, faremos a fiscalização”, explicou o agente.

De acordo com o assessor de Comunicação da SMTT, Flávio Vasconcelos, o intuito do órgão é acabar com o costume da população em não utilizar a preferencial correta e levá-los a observar a regra. “Infelizmente, muitos condutores ainda não conhecem essa norma de circulação e até mesmo a sinalização estava equivocada, criando um hábito errado. Agora, a SMTT, como órgão gestor de trânsito compromissado com o cumprimento do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), implantou a nova sinalização e espera que os condutores colaborem para um trânsito harmônico”, expressou.

Conforme o capítulo III do art. 29 do CTB, que dispõe sobre as normas gerais de circulação e conduta, os veículos que estiverem transitando em fluxos que se cruzem em rotatórias têm a preferência de passagem caso já estejam circulando na rotatória. Por isso, o condutor deve ficar atento à regra e à sinalização para evitar colisões.

“Com essa medida, além do cumprimento à legislação, esperamos resolver um sério problema de congestionamento nessa região, principalmente nos horários de pico. Para isso, o comportamento do condutor em obedecer a nova circulação fará toda diferença”, concluiu o assessor de comunicação.