Programa de Controle da Dengue realizará força tarefa neste sábado

Saúde
22/01/2015 17h50

A Prefeitura de Aracaju continua fazendo seu trabalho de combate a dengue. No próximo sábado, 24, mais uma força tarefa será realizada pelo Programa Municipal de Controle da Dengue (PMDC) em Aracaju. A ação acontecerá no bairro Cidade Nova visando diminuir o índice de infestação de mosquito e alertando a população e tem como meta visitar cerca de mil imóveis. Para denúncias e outras informações, ligar para (79) 3179-1000.

O supervisor geral do Programa de Controle da Dengue, Jeferson Santana, afirma que a escolha dos bairros acontece de acordo com o índice de infestação da área. "O bairro Cidade Nova é um dos que possuem o maior índice. No último LIRAa (Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti), esse bairro apresentou o índice de 2,4, que é considerado médio risco ou alerta. Nosso objetivo é solicitar a participação e a colaboração dos moradores", destaca.

O coordenador ainda explica que o trabalho básico é fazer uma ação educativa. "Nós visitamos todas as casas, alertamos os moradores sobre os riscos do mosquito e fazemos a eliminação dos focos de dengue quando necessário. O trabalho durante os sábados é mais fácil, porque nós conseguimos encontrar mais pessoas em suas residências", explica.

A coordenadora do Programa de Controle da Dengue, Taíse Cavalcante, alerta que a população deve fazer a sua parte. "A prevenção e o cuidado com locais que possuem água parada deve ser redobrada, principalmente no período do verão. É importante que os moradores evitem deixar lavanderias descobertas, pois a principal característica dessa área para encontrar focos dos mosquitos é nos depósitos e armazenamentos dentro das casas.", diz a coordenadora.

O local de concentração para começar as visitas será no CAPs (Centro de Atenção Psicossocial) Jael Patrício de Lima, que fica localizado no Pau Ferro.  A meta é que cerca de 50 agentes participem da força-tarefa, para que cerca de mil imóveis sejam visitados. Lembrando que a próxima visita aos bairros, será realizada próximo sábado, dia 31 de janeiro, no Bairro Cirurgia.