Sema atua para conservar cobertura arbórea do município

Meio Ambiente
23/01/2015 08h34

A arborização é um elemento essencial na paisagem urbana. As árvores garantem sombra, colaboram com a renovação do ar que o ser humano respira e servem de ambiente à permanência de pássaros. Sob o viés da sustentabilidade e redução de impactos ambientais, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) realiza a poda e a supressão de árvores em vias públicas.

Embora tenham relevância no cenário urbano, as árvores podem entrar em conflito com os equipamentos públicos e outros elementos da cidade. A poda é aplicada para manter um bom desenvolvimento e adequar a vegetação arbórea aos locais públicos. Já a supressão é o último recurso a qual o órgão recorre. A medida só ocorre quando compromete a segurança e mesmo assim deve haver a reposição da planta que foi removida, seja no mesmo local ou em outro ponto do mesmo espaço.

Segundo a coordenadora de Fiscalização do Meio Ambiente, a engenheira florestal Carla Zoaid, qualquer árvore que esteja em logradouros públicos, praças, calçadas, rotatórias e canteiros são de responsabilidade da prefeitura. Ou seja, mesmo que a árvore esteja na calçada de uma residência, o cidadão não pode podar ou retirar a planta sem autorização da Sema. "Dentro de casa ou condomínio pode, a exceção da retirada. Pois, até para remover é necessário ter a autorização da Sema", endossa.

O equilíbrio é mantido através da proporcionalidade e a medida regulamentadora que versa sobre a retirada de árvores é a Lei de Regulamentação da Arborização. "Para cada árvore suprimida, outra deve ser plantada. O que não podemos é deixar nossa cidade sem cobertura arbórea", detalha a coordenadora.  É válido salientar que nem toda planta poderá ser removida ou cortada. Antes de qualquer procedimento, uma equipe da Sema comparece ao local para analisar a planta em questão e averiguar se realmente há necessidade de podar ou retirar.

"Essa avaliação não é feita de forma subjetiva e aleatória. Existe uma série de critérios técnicos e a saúde ambiental. O serviço é autorizado quando há risco de queda, os galhos estão mortos e secos ou está em conflito com algum equipamento urbano. Se a planta estiver saudável e não atrapalhar o uso dos aparelhos públicos, não há necessidade de supressão ou corte", reforça Carla.

Para solicitar o serviço, basta comparecer à sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, situada na Avenida Pedro Paes de Azevedo, 853 , bairro Salgado Filho, e preencher um formulário no qual irá mencionar a localização, quantidade de árvores e as razões que justifiquem a necessidade do serviço. Esta solicitação será encaminhada à Diretoria de Controle Ambiental e os fiscais comparecerão ao local para verificar se há ou não a necessidade de podar ou remover a árvore.