Guarda participa de instrução com representantes do BOPE – RJ

Guarda Municipal
22/01/2015 18h12

Um representante da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), o GM Leonardo dos Reis Bastos, concluiu neste mês  de janeiro o Curso de Progressão em Área de alto risco, promovido pelo Grupo Especializado em Treinamento Tático (GETTO) na Ilha de Itaparica (BA). A capacitação, que contou com instruções ministradas por policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais do Rio de Janeiro (Bope-RJ), habilita o profissional de segurança a atuar nas missões em áreas de alto risco, de modo que o oponente não perceba a presença do agente no local.

O treinamento abordou disciplinas como teoria do crime organizado, conduta de patrulha, progressão sob o fogo, resgate de policiais feridos, entradas táticas, planejamento de operações em área de alto risco, entre outras. Para o GM L. Bastos, participar de capacitações como essas é uma forma de manter-se atualizado e de buscar uma melhor qualificação profissional.

"Foi uma experiência ótima, porque me permitiu expandir o conhecimento. Além disso, tive contato com agentes de segurança de estados como Tocantins, Bahia, Ceará, que atuam em diversas instituições. Eu fui privilegiado em participar do curso ministrado por integrantes do BOPE, que é referência mundial", declarou o GM L. Bastos. A partir de agora, o GM pretende adaptar o conhecimento aprendido às atividades desenvolvidas aqui na capital e multiplicá-lo junto aos colegas de trabalho.

Esse já é o segundo curso que o guarda participa fora do estado. Em novembro do ano passado, L. Bastos e o guarda Erivaldo Sales participaram do Curso de Aperfeiçoamento Operacional (CAOS), promovido no Rio Grande do Norte pelo Centro de Treinamento Tático (Centac), com o instrutor Hugo Câmara, ex-sargento da Legião Estrangeira francesa.

"Além de aprender técnicas que ainda não havia visto, pude trocar experiências e perceber outras realidades. Hoje asseguro que a Guarda de Aracaju é modelo para outras no Brasil, pude perceber isso durante os cursos, no contato com colegas de outras cidades, que elogiaram muito nosso trabalho. A GMA é reconhecida em todo o território nacional", completou.