Saúde de Aracaju é a única no Estado a contar com urgência odontológica

Saúde
23/01/2015 17h00

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), disponibiliza atendimento de urgência odontológica e é a única do Estado a possuir o serviço. São 69 odontólogos na rede de atenção básica, o que abrange as 43 Unidades de Saúde da Família (USF's).

"Nós temos os dias que a gente chama de demanda livre, onde o paciente pega a ficha logo cedinho. Tem também o que a gente chama de demanda agendada que são aquelas mais especiais, por exemplo: o paciente que foi em um dia e não concluiu o procedimento e aí ele mesmo conversa com o seu dentista para agendar o retorno", explica o coordenador do Programa de Saúde Bucal da SMS, José Guimarães Lima Neto.

Além das Unidades, a Saúde de Aracaju conta com um serviço de urgência odontológica gratuita, que funciona na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Nestor Piva. Para José Guimarães, a urgência odontológica é uma alternativa à população durante o fechamento das (USF's).

"Nosso município é uma das poucas capitais a ofertar esse plantão da odontologia. Ele é ofertado todos os dias das 19h às 7h e final de semana e feriado ele é ofertado o dia todo. Por que quando as Unidades Básicas de Saúde estão fechadas e se um paciente tem alguma dor de dente, algum abscesso, algum dente que incha e que esteja causando febre e dor muito aguda. Então ele tem lá o dentista plantonista para poder atendê-lo", explica José.

O coordenador ressalta ainda a importância de buscar o tratamento odontológico. "Uma das maiores diretrizes do SUS é a prevenção. A gente faz de tudo para prevenir para que a doença cárie não aparecer. Não só a cárie, mas outras doenças que vêm na boca. Então a gente recomenda que procure o dentista a cada seis meses para que ele faça a devida profilaxia (conhecida como limpeza), com a aplicação de flúor para prevenir a cárie", salienta Neto.

Somado à prevenção, a Saúde de Aracaju realiza o tratamento. "Caso não trate a cárie e outras doenças no estágio inicial, esses estágios vão aumentando, fazendo com que chegue a situação que o paciente perca o dente. E hoje a nossa maior meta é: quanto menos tirar dente, melhor. A nossa meta maior é manter os dentes na boca, seja com a parte preventiva seja com a parte curativa. Estamos também orientando os usuários com palestras em escolas, asilos, creches, ONG's e associações beneficentes", finaliza.

Locais de Atendimento

No Nestor Piva - o atendimento na odontologia é voltado apenas paro casos de urgência e emergência, tipo odontalgia aguda (dor de dente muito forte),  drenagens de abscesso dentário e prescrição de medicamentos para dor  de dente. De segunda a sexta, o atendimento é realizado das 19h00 às 7h00. Já nos finais de  semana e feriados o atendimento é em tempo integral, e não necessita  encaminhamento (o paciente chega lá e é atendido). 
 
Centro de Especialidades Odontológicas - CEO (CEMAR Augusto Franco) - odontologia especializada, ofertamos serviços deendodontia (canal), Periodontia (tratamento de doenças gengivais, cirurgia bucomaxilofacial (extração de dentes impactados e pequenas cirurgias  na língua, e demais estruturas da cavidade oral), odontopediatria(atendimento a crianças de até 12 anos), radiologia dental (raio x odontológico) eatendimento para pacientes com necessidades especiais(física ou psíquica). O atendimento é diário, das 8h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00, porém são agendados e encaminhados pelos odontólogos das Unidades de Saúde dependendo da real necessidade. 
 
Unidades de Saúde da Família (USF's)- os pacientes são atendidos diariamente com serviços básicos, como restaurações, profilaxia dental(limpeza), aplicação de flúor gel, extrações dentárias,aplicação de selantes (procedimento que visa prevenir o aparecimento de cáries). O horário de funcionamento é das 8h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00.