Na 16ª Feira de Sergipe, instrutoras expõem paixão pelo artesanato

Formação para o Trabalho
24/01/2015 10h00

"A arte tem esse poder de transformação, tanto pessoal quanto financeiro". Quem diz isso é Suely Ribeiro, instrutora de cursos livres na Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat). Com o conhecimento adquirido ao longo de duas décadas de amor ao artesanato, ela participou da Feira de Sergipe pela primeira vez. "É uma forma de reconhecimento do nosso trabalho", diz a artesã, que integra o corpo docente da Fundat desde o último mês de outubro.

Expostos ao lado de Suely, os panos de prato bordados em patchwork e as diversas pinturas em tecido representavam mais que um catálogo de produtos. Ali, estavam as criações que serviram para costurar a trajetória de vida dela. Através do artesanato, ela já conseguiu, por exemplo, comprar um carro e dar entrada em um apartamento. "A pessoa tem que identificar e desenvolver sua habilidade. Precisa colocar sua identidade na peça", aconselha.

Cada novo visitante presente no estande da Fundat transformava-se num cliente em potencial para Suely e os demais artesãos. "A Feira dá um retorno enquanto profissional. É excelente", afirma a instrutora, que, além das vendas obtidas, revela outra satisfação durante os dias do evento. "Nós até já encontramos nossas alunas vendendo em outros estandes", revela, com um sorriso que denuncia o misto de surpresa e orgulho.

É também desde outubro que Daiane Gleise, ex-aluna da Fundat, passou a fazer parte da equipe de professores. Embora seja estudante de Psicologia, ela é taxativa: "Eu me sinto uma artista", assegura Daiane, que produz peças a partir das técnicas de crochê e artesanato em feltro. "Gosto de pegar linha e agulha para fazer um bordado. Isso mexe com a vida da pessoa".

Em sua estreia na Feira de Sergipe, a artesã teve a possibilidade de apresentar as blusas, almofadas, saídas de praia, tops e bolsas infantis que idealizou. "É gratificante, estou muito feliz", garante. E aos alunos que receberão suas orientações em 2015, Daiane já deixou o primeiro ensinamento. "Esses cursos são mais do que apenas distração, eles servem para capacitar e gerar renda".

Aprendizagem

Em 2014, a Fundat disponibilizou, com recursos próprios, 3.900 vagas em cursos de curta duração e oficinas de aperfeiçoamento. E foram diversas turmas na área artesanal: Pintura em Tecido, Artesanato em Feltro, Bijuteria, Bonecas de Pano, Artesanato de Páscoa, Arranjos Natalinos, Confecção de Argila, Artesanato em Patchwork, entre outros. "Nós compreendemos a importância de oferecer cursos gratuitos nessa área. A procura por turmas assim é permanente nas nossas unidades de ensino", explica a presidente da Fundat, Gláucia Guerra.

16ª edição

Realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Sergipe (Sebrae/SE), a Feira de Sergipe chegou em 2015 à sua 16ª edição. O evento reúne artesãos, microempresas, grupos folclóricos, artistas locais, prefeituras e instituições públicas e privadas, com o objetivo estimular a cultura sergipana e o artesanato local. Este ano, a Prefeitura de Aracaju marca presença na Feira de Sergipe através da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict), Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) e Fundat.