Mutirão contra a dengue elimina focos no bairro Cidade Nova

Saúde
24/01/2015 13h31

Agentes de endemias do Programa Municipal de Combate à Dengue, setor que compõe a Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, realizaram na neste sábado, 24, mutirão especial para os moradores do bairro Cidade Nova. Batendo de porta em porta, eles realizaram vistorias dentro das casas, conversaram com moradores sobre riscos e prevenção. Na ocasião foi empregado larvicida em casos de focos do mosquito Aedes aegypti (causador da dengue e também da febre chikungunya).

Concentrando as ações principalmente nos loteamentos Pau Ferro e Moema Meire, aproximadamente 20 agentes revezaram seus trabalhos nesta força tarefa, abrangendo dezenas de moradias. "Nosso grande problema são as lavanderias. As pessoas ainda deixam muitos reservatórios de agua parada, sem limpeza constante. O que torna esses locais verdadeiros criadouros de larvas do mosquito. Vamos passando e vistoriando cada canto, empregando larvicida nos casos graves. Este trabalho precisa ser em conjunto com o cidadão. Só assim conseguiremos diminuir os índices de infestação do Aedes aegypti", enfatizou Jeferson Santana, supervisor geral Programa Municipal de Combate à Dengue.

Segundo a dona de casa, Maria de Cássia Santiago, os cuidados são diários para evitar que o Aedes aegypti faça reservatórios dos ovos dentro de sua casa. Em sua residência não foram encontrados focos do mosquito, porém ela frisa que redobrou a atenção após sofrer na pele os efeitos da dengue. "Passei quase 20 dias com o corpo dolorido, com febre constante e me sentindo muito mal. Depois que adoeci redobrei a atenção contra o mosquito. Sempre limpo minha lavanderia usando água sanitária e tenho esse cuidado também com o restante da casa. Não quero ter essa doença outra vez", contou.

Já para a auxiliar de limpeza hospitalar, Cleide Santos, o combate à dengue é uma luta constante e antiga."Como trabalho na área da saúde tenho essa consciência de que é preciso eliminar os focos. Em minha casa, mobilizo todo mundo para não deixarmos rastros que possam servir de foco para o Aedes aegypti. A cada dois dias, limpo reservatórios de água com cloro ou água sanitária, sempre prezando pela eliminação da doença.", disse.

Combatendo focos

No início de janeiro, a Saúde de Aracaju apresentou dados relativos aos primeiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) geral de 2015. Mesmo apresentando queda de 45%, no comparativo com o mesmo período do ano passado, as ações contra a dengue e febre chikungunya continuarão acontecendo, todos os dias da semana, incluindo mutirões especiais aos sábados.

"Entre janeiro e abril são meses preocupantes, pois temos condições climáticas que colaboram para que o mosquito se multiplique em grande quantidade. É preciso manter a atenção dentro de nossas casas. Esse trabalho deve ser uma ação conjunta entre a Saúde de Aracaju e a população", enfatizou a coordenadora do Programa de Controle da Dengue da Saúde de Aracaju, Taíse Cavalcante.