Emurb intensificará fiscalização de obras em Aracaju

Obras e Urbanização
26/01/2015 14h52

Com o objetivo de melhor informar a população, a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (EMURB) irá intensificar as fiscalizações de obras e tudo que tiver relacionado à Emurb. Além disso, uma equipe de profissionais faz atendimento todos os dias na sede da Empresa.

Na maioria das vezes, as pessoas não buscam a liberação para as obras que fazem em casa, como por exemplo, para construção dos famosos puxadinhos. Sendo que, toda obra precisa de autorização. "Um puxadinho é um acréscimo e reforma, pode ser só acréscimo e pode ser só reforma. Quando a gente faz qualquer tipo de obra precisa de uma autorização. A pessoa vai à Emurb, a gente faz a listagem com todos os documentos que a pessoa precisa pra fazer essa obra", explicou a diretora de Urbanismo, Ana Neri.

Segundo Ana, o que falta justamente é fiscalização, por isso, a Emurb irá intensificar os trabalhos. "Pra que a gente tenha uma fiscalização efetiva é preciso concurso público que já está sendo providenciado, mas fora o concurso, a gente está tentando contratar estagiários de nível médio e usar nossos oito fiscais pra poder liberar, pra ter o mínimo de fiscalização nas ruas de Aracaju", enfatizou a diretora.

Uma equipe com profissionais preparados está fazendo atendimentos na Emurb para melhor informar a população. "A gente está com uma proposta muito mais informativa para poder tirar dúvidas de algum projeto, de profissão. No atendimento de protocolo tem uma arquiteta e uma estudante de arquitetura, então nós estamos estruturando de forma que possamos informar. A gente não pretende uma fiscalização punitiva, a gente pretende especialmente uma informativa", destacou Neri.

Para a realização dessas fiscalizações, a equipe se divide em oito territórios onde cada território terá um fiscal mais três acompanhantes. "Então cada fiscal vai ficar em um território um mês, no outro mês trocamos o fiscal, trocamos os meninos, trocamos tudo. E cada fiscal vai ter três pessoas andando com ele. Se tiver uma obra irregular, então faz o cadastro que tem uma obra irregular, conversa com as pessoas, e se a pessoa não atender eles vão notificar. Eu espero que daqui a pouco isso já esteja funcionando", explica.

"Tudo ligado à Emurb será fiscalizado, obras, materiais no leito da via, nas calçadas, invasão, vai depender área que eles estiverem, do território que eles estão trabalhando. Se eu vir uma invasão começando, eu tenho que avisar", finalizou Ana Neri, ao enfatizar que além das obras, tudo que esteja relacionado a Empresa será fiscalizado.