Gestão compartilhada: comunidade do Olaria vai gerir praça junto com a PMA

Assistência Social e Cidadania
29/01/2015 11h42

Mais um passo foi dado para a gestão compartilhada do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEUs), que está sendo construído no bairro Olaria. Na tarde de ontem, 28, a Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas) reuniu os moradores da localidade e a sociedade civil organizada no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Terezinha Meira para apresentar o empreendimento e convidar a comunidade para geri-lo, junto à Prefeitura Municipal de Aracaju.

Segundo a diretora de Habitação da Semfas, responsável pela mobilização social do projeto, Virgínia Rabelo, a reunião teve como objetivo expor aos moradores a nova benfeitoria que vem sendo construída pela PMA no bairro. “Hoje é o nosso primeiro contato com a comunidade para explicar um pouco sobre esse empreendimento grandioso que é da comunidade e queremos que eles o ocupem de fato”, destaca.

Na oportunidade, o secretário adjunto de Planejamento e coordenador do Projeto, Roberto Góes, explicou que o CEU é um projeto diferenciado, que terá gestão tripartite. “Essa é uma praça diferenciada, que começou como experiência de duas praças em cada Estado brasileiro e hoje se expandiu para 400 praças que estão sendo construídas em todo o Brasil. Essa praça vai ser administrada pela Prefeitura, pela comunidade e pela sociedade civil organizada”, afirmou Roberto Góis, lembrando que o CEU é um projeto integrado por várias secretarias da PMA.

Com investimento de mais de um milhão e seiscentos mil reais, o CEU Olaria terá três mil metros quadrados. No local, a comunidade terá acesso a programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais e políticas de prevenção à violência e inclusão digital. A construção da nova praça tem como intuito promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social. Em Aracaju, estão sendo construídos CEUS nos bairros Olaria e 17 de Março.

Grupo Gestor

Para potencializar a participação social, a Semfas mobilizou a comunidade do Olaria e adjacências e a sociedade civil organizada a fim de que possa ser criado um grupo gestor que ficará encarregado de um Plano de Gestão para conceber o uso e programação dos equipamentos que irão compor o CEU. Para tal, serão realizadas seis oficinas com os moradores do bairro.

De acordo com a pedagoga Elis Gardênia dos Santos, representante da empresa responsável pelo desenvolvimento das oficinas, as reuniões pretendem viabilizar ações de mobilização e planejamento de gestão durante as obras dos CEUs, tanto para comunidade beneficiada como para os agentes públicos. “Precisamos que os moradores sejam multiplicadores desse benefício que vem para eles. Nossa primeira oficina ocorre dia seis de fevereiro, às 14 horas, no CRAS Terezinha Meira, com o tema ‘Sensibilização e História do Bairro’. Todos estão convidados”, afirma.

A coordenadora do Centro de Integração da Família (CEINFA), Neide Santos, ficou surpresa com o empreendimento. “Essa praça vai beneficiar a comunidade. Não conhecíamos o projeto e ficamos surpresos, pois não esperávamos que ele fosse tão amplo como foi demonstrado. E ainda com uma gestão que quer ouvir o povo e vai ter a comunidade em sua administração”, comenta Neide.

Já o presidente da Associação Comunitária do Bugio, José Aragão, fez questão de participar da reunião e enaltecer o empreendimento. “Eu não chamo de praça, chamo do shopping do povo, onde tem teatro, tem oficinas e atividades esportivas, formação para o mercado de trabalho. As coisas boas da comunidade têm que ser mostradas e o povo deve ocupar essa praça, mostrando o que sabe fazer. Temos que nos conscientizar e cuidar dessa praça. Não só os moradores do Olaria, mas  também dos bairros que irão visitar”, disse Aragão.