Saúde de Aracaju começa monitoramento das campanhas de vacinação

Saúde
29/01/2015 13h51

Profissionais da Saúde de Aracaju participaram da reunião de estratégia para Monitoramento da Campanha de Poliomielite e Sarampo na capital. O encontro, que aconteceu na tarde da última quarta-feira, 28, no Centro de Estudos São Lucas, foi o primeiro passo para a consolidação dos resultados colhidos ao longo das campanhas que aconteceram no ano passado. Este é o mecanismo que o Ministério de Saúde possui de comprovação do índice de vacinação em todo o Brasil.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Saúde de Aracaju, Raulinna Gomes, o encontro reuniu os gerentes das Unidades de Saúde da Família (USFs), para repassarem a determinação do MS às equipes do PSF, para que comecem a realizar os trabalhos.

“As equipes vão voltar a campo com o objetivo de constatar, numa triagem passada pelo Ministério da Saúde, se todos os dados batem com a realidade. Tivemos 81% de crianças vacinadas contra a Poliomielite e atingimos 100% da cobertura do Sarampo, porém a comprovação só teremos após o dia 19 de fevereiro, quando os relatórios de cada USF serão entregues pelos gerentes”, explicou.

O Ministério da Saúde estipula uma margem avaliativa para cada cidade do Brasil. Em Aracaju, passarão pelo Monitoramento da Campanha de Poliomielite e Sarampo 1050 crianças. Ao mesmo tempo em que verificam se essas crianças foram vacinadas, os profissionais da Saúde de Aracaju também aplicarão doses nas faltosas.

“É um trabalho duplo, onde verificaremos o índice da cobertura, mas também aplicaremos as vacinas nas crianças que não receberam dose seja contra a Poliomielite e ou Sarampo. Nossos profissionais irão ao campo de pesquisa munidos com os equipamentos de vacinação. Teremos até o final de fevereiro para tabular cada relatório das 43 USFs e enviarmos para o Ministério da Saúde os resultados”, disse  a técnica do Programa de Imunização da Saúde Aracaju, Débora Moura.