Parceria entre Fundat e Senac qualifica alunos em curso de Pizzaiolo

Formação para o Trabalho
29/01/2015 11h45

A parceria entre a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) continua gerando frutos através do Programa Senac de Gratuidade. A ação é direcionada aos jovens de baixa renda que almejam conquistar o primeiro emprego, como também para trabalhadores interessados em se requalificar ou até gerenciar o próprio negócio. Nesta quarta-feira, 28, 14 alunos finalizaram o curso de Pizzaiolo, realizado durante dois meses na Unidade de Qualificação e Produção (UQP) do Bairro Santos Dumont.

De acordo com o instrutor Carlos Henrique Santana, o curso foi estruturado em dois momentos: o teórico, referente à manipulação e higienização de alimentos, ética no trabalho, noções de empreendedorismo, entre outros temas; e o prático, no qual os alunos conheceram as bases e diferenças dos molhos e fizeram combinações entre eles. "Esta é uma área que tem um mercado crescente. Há uma demanda por profissionais de cozinha e, para isso, é necessário capacitação profissional. Não basta ter experiência prática, é preciso experiência comprovada", afirma o instrutor.

Aprendendo e aperfeiçoando

O aluno José Antônio Azevedo, de 44 anos, trabalha com administração de imóveis, porém, sempre teve vontade de aprender a fazer pizza. Para ele, foi "extraordinário" entender sobre manipulação e higienização de alimentos. "Foi muito louvável estar aqui e quero treinar muito. Tenho o propósito de montar um restaurante e a pizza vai ser uma das minhas aliadas", explica José Antônio.

Proprietária de uma pizzaria há um ano, a aluna Carla de Oliveira acredita que o curso fortaleceu a compreensão que ela já possuía em torno da área. "Vim fazer o curso para adquirir técnicas, ganhar mais conhecimento para colocar tudo em prática e trabalhar melhor", enfatiza Carla, que ainda produz pizzas brotinhos para vender durante o dia.

Para Josefa de Oliveira, de 68 anos, os cursos que a Fundat oferece são o seu passatempo predileto. Ela, que já fez os cursos livres de "Bolos e Tortas" e "Doces e Salgados", ressalta que encontra em cada turma o amor das amigas e colegas. Além de continuar fazendo seus quitutes para a família, Josefa deseja se organizar para produzir e vender pizzas pela vizinhança. "Já sei um pouquinho e agora fico mais aperfeiçoada", garante Josefa.