Futuros médicos visitam o Nucaar e conhecem detalhes do atendimento oferecido pelo SUS

Saúde
30/01/2015 14h03

Alunos do sexto período do curso de Medicina da Universidade Federal de Sergipe (USF) visitaram nos dias 29 e 30 o Núcleo de Controle, Avaliação, Auditoria e Regulação (Nucaar), setor da Saúde de Aracaju responsável pelas demandas de usuários aracajuanos que utilizam os serviços do SUS. Na ocasião, funcionários do Nucaar explicaram detalhadamente o processo burocrático, desmistificando para os visitantes todo o trabalho de marcação de serviços da Rede Municipal de Saúde.

Desde 2008, a professora Ana Débora Santana, que ministra a matéria Saúde Coletiva III na UFS, vem trazendo a cada semestre seus alunos para conferir in loco os processos do Nucaar. "Essas visitas servem para que os alunos, como futuros médicos, compreendam o sistema, entendendo a complexidade operacional para o bom funcionamento deste importante setor, deixando bem esclarecido o papel destes futuros médicos como principais demandadores do SUS. Nosso trabalho é fazer com que cada aluno ao se transformar num profissional médico seja responsável, tanto pelos pacientes quanto pelo uso adequado do SUS" explicou.

No Nucaar são agendados e ofertados serviços nos setores hospitalares, ambulatoriais, no apoio diagnóstico e terapêutico, além de controlar e avaliar as relações com prestadores e municípios sergipanos que utilizam Aracaju para a realização de seus procedimentos. Segundo o regulador de média complexidade do Nucaar, Carlos Cruz Moraes Maynard, "esse tipo de visita é de extrema importância para que os alunos possam conhecer a realidade do Sistema único de Saúde do Brasil e seu desenvolvimento em Aracaju. Eles chegam sabendo algumas informações e pensando ser simples o processo, porém se surpreendem com a complexidade de cada trabalho", pontuou.

O estudante Vitor Joaquim Barreto Fontes relata que já tinha uma pequena noção do SUS, porém conhecer cada setor e a importância do trabalho contribuirá para a formação do futuro médico. "Sabia que existia o processo burocrático e avalio a visita como essencial nesse momento do curso, pois deu uma noção dos trabalhos desenvolvidos pelo Nucaar. Essa visita embasará nosso trabalho futuramente dentro do Internato de Saúde Coletiva que faremos na sequência dos estudos", disse.