Superintendente da SMTT apresenta balanço de ações de 2014

Transporte e Trânsito
30/01/2015 13h26

Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta sexta-feira, 30, o superintendente de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju, Nelson Felipe da Silva Filho, apresentou o balanço das ações realizadas pelo órgão no ano de 2014. O evento aconteceu no auditório da instituição e contou com a participação dos diretores da SMTT e da secretária da Defesa Social e da Cidadania, Georlize Teles, a qual o órgão de trânsito está vinculado.

"O nosso objetivo nessa apresentação faz parte do compromisso que temos com a população, inclusive com os veículos de comunicação, que prestam esse serviço de atendimento aos cidadãos também. É com prazer que mostramos o que foi feito pela SMTT em 2014, pois, apesar de todas as dificuldades que encontramos quando assumimos a gestão, terminamos com saldos positivos. 2014 foi um bom ano", disse o superintendente.

Durante a coletiva de imprensa, o superintendente dividiu a apresentação em cinco pontos em que o órgão atuou com grande impacto. Foram eles: ações para racionalização do trânsito; melhoria do transporte público; melhoria na fiscalização; ações de Educação Para o Trânsito e ações de organização interna da SMTT.

Racionalização do trânsito

Um dos itens que fez parte da racionalização do trânsito no ano de 2014 foi a instalação dos novos abrigos para espera de ônibus, totalizando 134. No mapeamento realizado pela Diretoria de Planejamento e Sistemas da SMTT, Aracaju possui cerca de 1.080 pontos de parada de ônibus, sendo 700 deles aptos a receberem os novos abrigos por conta da metragem das calçadas que precisam ter 1,5m livre para a implantação do dispositivo.

Também foram mapeados e atendidos mais de 30 bairros da cidade para a revitalização e pintura de faixas de pedestres. Dezenove cruzamentos semaforizados foram abertos para dinamizar o trânsito em diversas regiões, a exemplo das avenidas João Ouro e Tancredo Neves, facilitando o acesso de entrada e saída ao complexo habitacional do Jabotiana. Além dos projetos de mudança de sentido e circulação nos entornos de alguns colégios, como CCPA, Módulo e Salvador.

"Antes de realizarmos uma intervenção, dialogamos com a população daquele bairro. Essa é uma das marcas da nossa gestão, o diálogo constante com a comunidade. Dessa forma o nosso trabalho será realizado em conjunto, avaliando sempre todas as possibilidades, sugestões e anseios do cidadão aracajuano", explicou o superintendente Nelson Felipe.

Para disciplinar o trânsito nos principais pontos de conflito, constantemente, a SMTT realiza a implantação de placas de sinalização viária. No total, foram instaladas quase duas mil placas pela equipe do órgão e mais de 800 por uma empresa terceirizada, além de 444 tachões que impelem ao condutor reduzir a velocidade na referida via.

 Caju Bike

Bastante aceito pela população aracajuana, o serviço de aluguel compartilhado de bicicletas, o Caju Bike, é uma das principais marcas da gestão do superintendente Nelson Felipe e do prefeito João Alves Filho. O próprio Nelson disse que "eu tenho o maior orgulho de dizer que se eu saísse hoje da SMTT, diria que a minha missão foi cumprida com a implantação do Caju Bike. Essa foi uma grande sacada da nossa gestão. Dessa forma, tivemos a oportunidade de interagir com representantes de associações e ONG's que desenvolvem trabalho nessa área de cicliativismo", enfatizou Nelson.

Inaugurado em 30 de março de 2014, o Caju Bike contempla 20 estações com disponibilidade de 10 bicicletas em cada uma. Em nove meses, já ultrapassou 77 mil viagens, uma média de 8.585 percursos realizados ao mês e 286 por dia. Tudo isso, contribuiu com mais de 27 mil toneladas de CO² a menos lançados na atmosfera terreste.

Transporte Público, Táxi e Transporte Escolar

Prioridade para a SMTT, a renovação da frota do transporte público teve início no ano de 2013 e teve continuidade em 2014. Hoje, fazem parte dessa frota, mais de 550 ônibus, sendo 250 deles, veículos novos. Em 2015, a previsão é que mais novos veículos sejam incorporados à frota. Além disso, foram criadas oito novas linhas e realizadas cerca de 10 alterações, entre desmembramentos, junções e mudança de denominações.

Foi em 2014 também que a Diretoria de Transportes Públicos desenvolveu dezenas de atividades de grande relevância neste âmbito, incluindo o cadastramento de cerca de 300 veículos para o transporte escolar, vistoriados e liberados para o serviço periodicamente pela diretoria. Na fiscalização do transporte irregular de passageiros, a SMTT apreendeu quase 200 veículos e continua trabalhando em parceria com outros municípios para coibir essa prática nociva.

Educação Para o Trânsito

"Acreditamos que as crianças são os condutores do futuro. Se as prepararmos com as devidas orientações sobre o trânsito, é comum vê-las corrigindo os próprios pais. Por isso, as ações de educação para o trânsito são tão importantes para nós. Realizamos diariamente atividades nas escolas, mas nas ruas também, levando de forma lúdica e divertida lições que há muito foram esquecidas ou são ignoradas pelos condutores", falou o superintendente Nelson Felipe.

Entre as ações estão a ‘Balada Sem Álcool' e ‘Respeite a Faixa, Respeite a Vida', além das palestras e blitzen educativas, o ‘Teatro da Escola', ‘Cidadania nos Terminais' e as campanhas de conscientização sobre o uso das vagas especiais, conservação dos semáforos com botoeira e sinais sonoros, e utilização correta da faixa de pedestres.

Organização Interna

No ano de 2014 foi inaugurado na SMTT o serviço de análise estatística de acidentes de trânsito. "Assim, fica muito mais fácil sabermos onde é preciso realizar alguma mudança e até mesmo campanhas educativas que gerem a diminuição dessas estatísticas", apontou Nelson Felipe. Nesse mesmo quesito de organização interna, o órgão adquiriu novos equipamentos, otimizando o trabalho pelos servidores da sede e dos supervisores e agentes de trânsito nas ruas.

Veja a planilha do completa do balanço no link:

https://www.dropbox.com/s/wjg3ulw30g8lag0/SMTT%20-%20Balan%C3%A7o%20das%20A%C3%A7%C3%B5es%202014.pdf?dl=0