Força tarefa de combate a Dengue estará no Getúlio Vargas neste sábado

Saúde
30/01/2015 14h30

Acontece neste sábado, 31, mais uma força tarefa realizada pela Saúde de Aracaju através do Programa Municipal de Combate à Dengue. Desta vez os agentes de endemias estarão atuando no bairro Getúlio Vargas. A concentração da ação, que deve envolver cerca de 50 profissionais, será na Unidade de Saúde da Família (USF) Oswaldo de Souza, a partir das 7h30. A estimativa é visitar cerca de 600 imóveis.

A escolha dos bairros onde devem acontecer as forças tarefas tomam como base o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) e o número de casos confirmados. Segundo a Coordenadora do Programa de Combate a Dengue, Taíse Cavalcante, faz parte do planejamento essa intensificação nos locais que apresentam alguma proeminência de epidemia. "Nós obtemos as notificações de casos através dos profissionais das unidades de saúde, e o quanto antes essas notificações nos cheguem, melhor, pois prontamente mobilizamos ações de combate e orientação, para bloquear o aparecimento de surtos epidemias", ressaltou Taíse.

No início de janeiro, a Saúde de Aracaju apresentou dados relativos aos primeiro LIRAa geral de 2015. Mesmo apresentando queda de 45%, no comparativo com o mesmo período do ano passado, as ações contra a dengue e febre chikungunya continuarão acontecendo, todos os dias da semana, incluindo mutirões especiais aos sábados.

"Entre janeiro e abril são meses preocupantes, pois temos condições climáticas que colaboram para que o mosquito se multiplique em grande quantidade. É preciso manter a atenção dentro de nossas casas. Esse trabalho deve ser uma ação conjunta entre a Saúde de Aracaju e a população", enfatizou a coordenadora do Programa de Controle da Dengue da Saúde de Aracaju, Taíse Cavalcante.