Agentes de Endemias de Aracaju participam do I Curso de Aplicação de Inseticidas

Saúde
30/01/2015 17h39

Na tarde desta sexta-feira, 30, o Programa Municipal de Controle da Dengue e o Centro de Controle de Zoonose, realizou a primeira aula do "I Curso em Tecnologia de Aplicação de Inseticidas e Segurança no Trabalho para Agentes de Combate às Endemias".  Com o objetivo de qualificar o trabalho e a atuação dos agentes em relação a todas as endemias, o curso tem duração de três meses e carga horária de 60h, sendo 40h de aulas teóricas e 20h de aulas práticas. Serão 40 agentes, participando das aulas da primeira turma, que vão acontecer todas as sextas-feiras, sempre das 13h às 17h.

Segundo a coordenadora do Programa de Controle da Dengue, Taíse Cavalcante, é importante que os agentes participem do curso para aperfeiçoar tudo o que eles já realizam diariamente quando aplicam os inseticidas. "Eles estão sendo capacitados para saberem trabalhar com toda tecnologia em relação à utilização de inseticidas e segurança no trabalho, não só relacionado à dengue, mas também a leishimaniose e a esquitossomose. As aulas serão nas sextas-feiras à tarde, para que durante os outros dias eles continuem no campo de trabalho, esse é o momento que eles têm para aprimorarem seus conhecimentos científicos", explica.

A coordenadora ainda destaca que o conteúdo é extenso para aprimorar os agentes. "Vamos trabalhar a morfologia dos insetos para que eles saibam por que estão aplicando os produtos e por que eles não podem usar em períodos de chuva. É preciso efetividade nas ações para não desperdiçar produtos químicos no meio ambiente, então o objetivo é fazer com que eles aprendam noção de toxicologia, medidas de prevenção, segurança no trabalho e os métodos de controle dos inseticidas", afirma Taíse Cavalcante.

O agente de endemias André Ailton, já tem sete anos como agente e gostou da ideia do curso. "É importante participar porque eu sempre quis que fosse feito um treinamento específico em todas as áreas. Eu trabalho no zoonose com bloqueio de casos de dengue, só que quando eu fazia visita domiciliar com trabalho na rua encontrava caramujo, cachorro com calazar e outras doenças que a gente não conhecia. Essa capacitação vai melhorar porque a gente vai poder agir em todas as áreas, qualquer local que tiver em relação às outras doenças a gente vai saber como agir", explica o agente.  

Os professores do curso serão os técnicos da Saúde de Aracaju (SMS) e também técnicos do Ministério da Saúde (MS), que incluem médicos, enfermeiros e veterinários.